Tecnologia

Como funciona a telemetria no setor de Utilities?

Por Lyra M2M • 19 de abril de 2023

Se você trabalha ou atua no setor de Utilities, já deve ter se perguntado como é que funcionam os processos de telemetria.

Para quem não sabe, o setor chamado “Utilities” é aquele que fornece serviços essenciais, como distribuição de água, gás, petróleo e energia elétrica, o que acaba criando a necessidade de medir e quantificar tudo o que é consumido. Neste setor, a telemetria apresenta um ótimo relacionamento com o trabalho de acompanhamento e distribuição desses bens ao consumidor final.

Se antes era necessário enviar equipes para medir e ler registros, ou até mesmo mobilizar equipes inteiras para investigar vazamentos e danos sem aparente causa, agora a telemetria – que nada mais é do que a medição de dados de forma remota – aparece como uma tendência e “libertação” para essa indústria.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, ou suspeita que usar telemetria é uma oportunidade para sua empresa, então é só acompanhar o artigo de hoje.

Entendendo a importância da telemetria em Utilities

Afinal, por que a utilização da telemetria e de novas tecnologias pode mudar positivamente o cenário de Utilities?

Para dar um exemplo, vamos pegar o Brasil. No caso do fornecimento de água, o país perde cerca de 40% da água potável distribuída, todos os anos. Os motivos são vários; entre eles, temos os vazamentos, erros de medição, bem como consumos não autorizados e ilegais.

No entanto, boa parte dessa perda seria evitada com o uso da telemetria, que poderia detectar os problemas em sua origem, ou perto dos locais com maior perda de água. Se houvesse uma abrangente adoção desses dispositivos, essas empresas estariam perdendo menos recursos.

Tradicionalmente, a concessionária, como forma de apurar o montante que deve cobrar dos consumidores, instala um registro individual e envia periodicamente uma pessoa para fazer a leitura deste.

Esse processo é árduo, pois além da necessidade de deslocar pessoas, podem haver diversidades como:

  • Erro humano na leitura ou digitação nas cobranças;
  • Acesso difícil à leitura (proprietário ausente na casa, cachorros que dificultam a leitura, etc.);
  • Intervalo de tempo irregular (fins de semana, feriados, etc.).

Em muitos casos, o uso da telemetria pode agilizar a medição e até a geração de contas e relatórios mensais sobre clientes e usuários. Além disso, o próprio consumidor iria se beneficiar de uma medição automatizada, pois poderia ser notificado de alterações bruscas no consumo.

Portanto, aqui temos a questão da redução dos custos operacionais e até do aumento da lucratividade, oriundos de dispositivos e chips que permitem a telemetria funcionar via internet móvel.

Aplicações de telemetria em Utilities

Você já deve ter ouvido falar da comunicação M2M (machine to machine), certo? Graças a este tipo de tecnologia, diversos medidores podem ser acompanhados mesmo à distância na indústria.

Como principais usos de telemetria neste cenário, nós temos:

  • Leitura dos dados do consumidor (consumo de gás, água, etc.);
  • Leitura de dados de distribuição regional (cidades, bairros ou áreas específicas);
  • Identificação de problemas, como vazamentos ou bloqueios nos bens transferidos/distribuídos;
  • Envio de alertas em casos de vazamentos ou consumo muito acima da média;
  • Transferência de dados sem depender de cabos, aumentando a cobertura da troca de dados entre estações, medidores e centrais de controle.

Há uma infinidade de possibilidades e formas de medir e acompanhar os dados que a área de Utilities gera diariamente. Com a telemetria, essa área realiza um salto ao futuro, melhorando a forma com que atende seu cliente, e, ao mesmo tempo, se alinhando à transformação digital.

Onde mais a telemetria pode ser utilizada?

Não pense que a telemetria é algo exclusivo do setor de Utilities, há outras áreas que se beneficiam da leitura de dados de consumo a distância.

Na área veicular, a telemetria pode ajudar a medir o consumo de combustível, as rotas realizadas, performance do veículo e muito mais. Em alguns casos, esses dispositivos instalados em veículos também servem para realizar o rastreamento de frotas.

Dados e informações sobre consumo de energia (Utilities em geral) ou informações sobre a utilização de máquinas também utilizam diversas tecnologias de telemetria, como é o caso dos projetos de Smart Farming.

Portanto, as tecnologias de medição chegam até fábricas, áreas rurais, condomínios e prédios de vários tipos e tamanhos, que passam a transmitir remotamente diversas informações de utilização de energia, água e outras coisas.

Caso você queira saber mais sobre um projeto de telemetria para você ou sua empresa, você pode falar com um de nossos especialistas, que vão te ajudar a entender como criar a conectividade necessária para o seu negócio.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados