Tecnologia

Como as novidades no mercado de Drones conectados podem impactar seu negócio?

Por Beatriz Andrade • 12 de março de 2025

Como as novidades no mercado de Drones conectados podem impactar seu negócio?

A era dos drones conectados está trazendo consigo uma revolução notável no mercado de IoT (internet of things), e as implicações para os negócios dessa área podem ser bem abrangentes.

À medida que as tecnologias vão avançando, os drones deixam de ser apenas objetos de lazer e diversão para adultos e crianças, e começam a ganhar funções estratégicas no mercado.

Em áreas como a de segurança patrimonial, os drones interconectados já começam a ajudar no registro de dados e imagens para as equipes de vigilância.

Um outro nicho que ainda está dando seus primeiros passos é o de entregas, onde já podemos ver alguns cases online sobre drones que realizam entregas em prédios e lugares de difícil acesso.

Seja como for, há inúmeras maneiras de explorar e de usar os drones conectados em favor de uma empresa ou indústria, e vamos explorar exatamente isso no artigo de hoje.

Vamos lá?

Aplicações de Drones conectados pelo mundo

A integração de drones em projetos de Internet das Coisas (IoT) não é apenas uma escolha estratégica, mas uma sinergia que impulsiona a inovação.

Os drones interconectados podem contribuir com diversas áreas e temas em nossa economia e nas nossas necessidades como sociedade.

Esses drones podem captar dados e imagens e transferir tudo isso em tempo real para salas de controle a muitos quilômetros de distância, permitindo que diversas atividades sejam monitoradas e melhor controladas.

Além disso, os drones possuem a incrível capacidade de chegarem em locais e pontos verticais onde o ser humano não conseguiria sem a ajuda da tecnologia, facilitando vários tipos de serviços e possibilidades que antes eram praticamente impossíveis de serem realizadas.

Para seu entendimento sobre o tema ficar mais fácil, separamos 6 possibilidades onde os drones (e a IoT)  vão impactar bastante no futuro.

  1. Monitoramento ambiental e respostas imediatas a desastres
    Drones equipados com sensores e câmeras podem ser essenciais para monitorar e responder a desastres naturais.
    Com a ajuda do 5G, esses drones podem fornecer dados precisos em tempo real sobre condições climáticas, detecção de incêndios florestais, monitoramento de enchentes e ajuda na gestão de desastres.
    Empresas governamentais, como é o caso dos bombeiros, poderão usar esse tipo de tecnologia em diversos tipos de operações e medidas de socorro, que podem ter a ajuda de drones para facilitar e agilizar seus processos de tomada de decisão.
  2. Uso de Drones em fazendas inteligentes (Smart Farming)
    Os drones podem contribuir de várias maneiras nas smart farms.
    Pelo fato de estarem sempre conectados e transmitindo informações, eles podem fornecer informações em tempo real sobre o estado das plantações, detectar pragas e monitorar a irrigação e o gado.
    Além disso, os drones ajudam na coleta de dados e informações sobre as plantações e o terreno, facilitando no processo de obtenção de insights e na otimização dos processos agrícolas.
  3. Drones como replicadores de sinal 5G
    Drones também podem ser usados como facilitadores e “replicadores” de sinal em áreas remotas, onde o acesso a 5G e 4G é rarefeito.
    Recentemente, a Virgin Media desenvolveu um drone que é capaz de ajudar esquadrões de resgate a terem melhor sinal 5G para suas campanhas de salvamento.
    A equipe de testes técnicos da Virgin Media O2 desenvolveu uma solução que aproveita uma rede de satélites de órbita terrestre, compacta o suficiente para ser integrada a um drone.
    Este drone opera como um “mastro voador” de telefonia móvel, proporcionando conectividade 5G contínua, independentemente da localização da missão.
    Embed: https://www.youtube.com/watch?v=RljS7U1WG2k
  4. Engenharia e construção civil
    Os drones conseguem proporcionar uma visão aérea detalhada em áreas de construções.
    Antes mesmo de iniciar a construção, os drones podem realizar mapeamentos detalhados da área do projeto e fornecer informações topográficas precisas.
    Essa capacidade é particularmente valiosa para avaliar o terreno, identificar desafios potenciais e otimizar o design do projeto, economizando tempo e recursos.
    Ao realizar inspeções visuais de estruturas como pontes, viadutos e edifícios, eles conseguem acessar áreas de difícil alcance sem a necessidade de andaimes ou equipes de escalada.
    Isso não apenas aumenta a segurança dos trabalhadores, mas também reduz os custos associados à manutenção.
    Leia também: As aplicações de IoT no setor de construção civil.
  5. Identificação de falhas e monitoramento
    Drones conectados também podem ajudar no monitoramento de infraestruturas críticas, como oleodutos, torres de transmissão e usinas.
    Sensores IoT integrados aos drones podem coletar dados sobre temperatura, desgaste estrutural e vazamentos em tempo real. Os dados são enviados em tempo real, podendo armazenar filmagens e outras informações relevantes.
    Em muitos casos, uma inspeção manual ou humana seria inviável ou perigosa, e o uso de robôs e drones pode proporcionar maior segurança, assim como cortes em gastos e em mão de obra especializada externa.
  6. Estratégias e arquiteturas híbridas de drones e IoT
    Há também estratégias híbridas, onde o drone pode ser utilizado como um beacon de sinal, podendo se comunicar com outros dispositivos na área em que ele estiver voando.
    Outra maneira de utilizar drones em arquiteturas de IoT é por meio do Fog Computing, onde os drones podem facilitar a conectividade em ambientes de nuvem.
    Com isso outros objetos conectados podem ficar menos sobrecarregados, também permitindo que não haja interrupções ou queda de sinal em eventos e festas, por exemplo.

Conclusão

Como você pôde ver, nos últimos anos surgiram diversas novas finalidades para os drones e também para dispositivos conectados de maneira geral.

Drones e diversas tecnologias de rastreamento e de localização estão ajudando setores como o de logística, fábricas e condomínios a otimizarem seus serviços e sua segurança.

Esse tipo de tecnologia faz com que aos poucos atividades perigosas ou inviáveis aos humanos sejam feitas com facilidade por drones acoplados com câmeras e sensores.

Se você precisa de mais informações sobre o universo da IoT ou pensa em ter um projeto em sua empresa que utiliza das tecnologias citadas nesse artigo, você deve falar com um de nossos especialistas no assunto.

Fale com alguém da Lyra M2M clicando no link abaixo.


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados