Procedimentos de Backup são extremamente importantes e estratégicos em diversos tipos de empresas, a ponto de todos os anos serem desenvolvidas novas soluções para essa atividade.
Mas você sabia que os dispositivos de IoT possuem um papel importante no futuro dos softwares e sistemas que criam cópias de segurança?
Como esses dispositivos vão estar em todos os lugares e cidades pelo mundo afora, eles poderão dar suporte para empresas e sistemas que precisam armazenar informações importantes sobre suas operações.
O assunto dos backups é bem rico quando precisamos falar sobre IoT, uma vez que as tecnologias de IoT por si só muitas vezes precisam estar conectadas com a nuvem, realizando backups constantes.
Por isso, vamos explorar um pouco sobre como a IoT se conecta com soluções de armazenamento de dados, e como essas tecnologias conseguem se conectar com a nuvem, mesmo quando estão em lugares e regiões de difícil acesso.
As áreas destinadas a backup nas empresas podem sofrer com vários tipos de problemas, como concentração de altas temperaturas, quebra de aparelhos e dispositivos e interrupções de procedimentos de automação.
Dispositivos IoT podem ser usados para monitorar continuamente os sistemas de armazenamento de dados e de backup, identificando potenciais problemas antes que eles causem falhas graves nas estruturas.
Por exemplo, sensores de temperatura podem alertar sobre superaquecimento em servidores de armazenamento.
Esses dispositivos podem também ajudar alertando que aparelhos de ar condicionado ou outros dispositivos críticos deixaram de funcionar, ao enviar alertas para os administradores de Data Centers ou das unidades de tratamento de dados de grandes empresas.
Dispositivos de IoT dos mais diversos tipos podem ajudar no gerenciamento eficiente da energia elétrica, garantindo que os sistemas de armazenamento de dados estejam sempre operacionais e que os backups possam ser realizados sem interrupções.
Tais dispositivos ajudam a medir e a gerenciar estruturas elétricas e de smart grids que compõem a infraestrutura de grandes empresas, principalmente fábricas.
Dispositivos IoT podem ser integrados aos sistemas de backup para automatizar o processo de cópia de dados, realizando o download e upload de informações.
Por exemplo, sensores em servidores podem acionar automaticamente o início de backups quando detectam atividade incomum ou padrões de uso específicos.
Com a ajuda de soluções em nuvem (cloud), diversos dispositivos IoT podem trocar dados para facilitar a coleta e armazenamento de dados, fazendo com que a estrutura da empresa não dependa apenas dos computadores e desktops para conseguir realizar seus backups.
Outra área muito promissora de IoT é a manutenção preditiva de máquinas e dispositivos dos mais variados tipos.
Dispositivos de IoT utilizados em uma rede ou empresa podem ajudar na identificação de problemas e da necessidade de se realizar atualizações ou mudanças que ajudem na preservação/continuação do backup.
Existem vários tipos de sensores e dispositivos de ioT que podem ajudar no monitoramento dos hardwares envolvidos no processo de armazenamento de dados, que pelo fato de ficarem muitas vezes ligados 24 horas por dias, precisam de maior fiscalização e cuidado por parte das empresas.
Um tipo de recurso ainda pouco explorado é a utilização de estratégias de escalabilidade em áreas com grande formação e geração de dados, como no caso dos “big data lakes”.
Há casos onde as estruturas convencionais conectadas à nuvem acabam sendo congestionadas ou apresentam atraso (delay) para o envio de informações, principalmente quando se trata de backups e armazenamento de dados.
Neste tipo de cenário, a IoT pode ajudar na escalabilidade automática dos recursos de armazenamento conforme a demanda de dados aumenta. Por exemplo, sensores de uso de armazenamento podem sinalizar a necessidade de provisionamento adicional de capacidade de armazenamento, garantindo que não ocorram interrupções nos processos de backup.
A IoT proporciona ajuda para as empresas e seus respectivos funcionários que realizam procedimentos de armazenamento e de “cuidados” com dados, sejam eles sensíveis ou não.
Mas o inverso também ocorre: soluções de IoT demandam boas estratégias de backup.
Uma vasta rede de dispositivos conectados à internet e à nuvem, que vão desde pequenos sensores até máquinas industriais, precisam também de procedimentos de backup.
Para que diversas tecnologias coletem e troquem dados da melhor maneira possível, há a necessidade de se criar ambientes virtuais onde essas informações possam ser armazenadas e usadas pelas empresas.
Sem uma estratégia robusta de backup desses dados, um projeto de IoT pode ter sua eficácia reduzida ou até mesmo a necessidade de ser interrompido, uma vez que na maioria das vezes tais dispositivos não possuem espaço de armazenamento próprio interno.
Toda a troca de dados entre os dispositivos IoT e a nuvem só é possível graças à conectividade entre essas partes.
Nisso, a conectividade móvel possui papel fundamental e muitas vezes indispensável, principalmente quando não há qualquer forma ou possibilidade de conexão privada ou local, como é o caso do Wi-Fi.
A Lyra M2M é uma empresa especializada em conectividade desse tipo, e já está há mais de 10 anos disponibilizando soluções que conectam IoT e dispositivos diversos à nuvem ou as próprias empresas que administram tais dispositivos.
Caso você ou sua empresa precisem da opinião de especialistas para um projeto IoT, não hesite em chamar nossa equipe clicando abaixo:
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.