Transporte

Por que as locadoras de carros devem se preocupar com o rastreamento de suas frotas?

Por Lyra M2M • 27 de abril de 2023

Empresas de locação de carros normalmente possuem um alto custo com seguros.

Seja por furtos, batidas ou manutenção de suas frotas, há sempre algum tipo de gasto ou prejuízo recorrente, que se não controlado ou minimizado, pode inviabilizar o crescimento de uma franquia ou marca.

Por esse motivo, boa parte das locadoras começam a utilizar rastreadores em suas frotas.

O rastreamento de carros vai muito além de uma simples questão de segurança contra furtos e roubos. Aos poucos, mais empresas começam a se preocupar com a manutenção preditiva e com o tipo de serviço que oferecem aos seus clientes.

Isso mesmo: há um fator de barganha adicional quando o cliente sabe que o carro é rastreado por uma equipe de segurança.

Se você quer entender melhor sobre rastreamento de carros, leia o texto de hoje e fique por dentro de algumas novidades do mercado de locadoras de veículos. Seja sua empresa de locação grande ou pequena, temos certeza de que isso terá impacto em seu negócio.

Vamos lá?

Rastreamento de veículos para locadoras: uma possível tendência para o futuro?

Alguns empresários desse mercado de locação de veículos sempre buscam entender quais são as novidades que aparecem em sua indústria.

Se há algo que não é necessariamente novo, mas que vem crescendo ultimamente, é o rastreamento e acompanhamento de frotas.

A cada ano, os custos com seguradoras crescem, o que torna necessário repassar tais custos para o cliente final. Então, como alternativa, temos o uso de rastreadores nas frotas – que permitem negociar com as seguradoras melhores valores dos contratos de seguros.

A partir do momento em que há a comprovação de que uma empresa usa este tipo de tecnologia, os contratos e negociações podem ter preços inferiores e mais acessíveis, o que tem grande impacto para as empresas, qualquer que seja a quantidade de veículos que compõem a frota.

E claro, ter a segurança de poder saber onde estão seus carros e poder encontrá-los em caso de roubos, é um ótimo investimento para quem deseja manter seus ativos.

Um carro rastreável é sinônimo de agilidade na hora de acionar equipes táticas ou autoridades para recuperarem o veículo.

A recuperação nem sempre é possível, porém há uma maior chance de ser encontrado a tempo antes de um possível desmanche no mercado clandestino.

“Gestão de frotas na palma da sua mão”

É um engano pensar que o rastreamento é apenas uma questão de segurança contra furtos.

Empresas de diversos tipos, e não somente do ramo de locação, buscam ter a gestão online de suas frotas. Por meio do uso dos rastreadores, essas empresas acompanham todas as suas frotas em um mapa e podem ver 24h por dia como e onde estão seus veículos.

A possibilidade de controlar e monitorar ativos permite melhorar a performance e durabilidade de veículos, máquinas industriais e outros tipos de dispositivos que precisam de manutenção e cuidado constante.

Isso também pode ser visto como uma vantagem competitiva no mercado, afinal, o cliente vai gostar de saber que o veículo é rastreado e acompanhado a todo momento, trazendo segurança em casos de acidentes e de panes mecânicas, por exemplo.

Como é feito o rastreamento?

O rastreamento de veículos utiliza chips de rastreamento GPRS, que têm a capacidade de enviar os sinais recebidos pelo GPS para uma central de monitoramento pela internet móvel.

Dessa forma, a empresa não apenas tem a localização em tempo real do veículo, como também outros dados do mesmo, acompanhando assim a tendência de os veículos embarcarem com cada vez mais tecnologia, com sensores e gestão centralizada de todos os parâmetros vitais.

A Lyra disponibiliza os chips que garantem a maior cobertura com estabilidade de conexão para um rastreamento e monitoramento de frotas à altura de suas exigências.

Recomendamos que você fale com um dos nossos especialistas para entender melhor o seu cenário e ver qual o melhor tipo de chip a ser usado em sua frota.

Diminuindo a dor de cabeça do cliente… e do dono da empresa

Por um lado, o seu cliente vai ficar menos tempo esperando no acostamento se algo ocorrer com o carro que ele alugou.

Já a empresa será mais ágil na hora de tomar medidas contra furtos e outras questões relacionadas ao automóvel que faz parte de sua frota.

Essa é uma situação onde tanto o cliente quanto o proprietário da locadora têm vantagens e motivos para não se estressarem quando algum imprevisto ocorrer.

Se quiser saber mais sobre rastreamento de ativos e conexões móveis, recomendamos que leia este artigo da Lyra.

 


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados