Tecnologia

As aplicações de IoT no setor de construção e engenharia civil

Por Lyra M2M • 29 de maio de 2023

Talvez você já tenha ouvido falar do poder que a Internet das Coisas (IoT) vai ter para transformar indústrias, automatizar processos e melhorar o ROI em muitos setores.

Nenhuma indústria está mais pronta para mudanças com IoT do que o setor de construção, que tem o potencial de aumentar a produtividade, a segurança no local (diminuir acidentes) e a eficiência operacional.

Por meio da implantação de sensores de baixo consumo de energia, os gerentes podem melhorar a visibilidade do local de trabalho em todas as etapas de um projeto em tempo real, desde o planejamento até a construção, e até mesmo a operação pós-construção.

Neste texto, você vai entender melhor sobre possíveis novidades e atividades que serão afetadas pelas melhorias de IoT no futuro (mas nada distante) da engenharia civil.

Principais temas que criam novidades de IoT em construção

Geralmente, a produtividade, manutenção, segurança e proteção parecem ser os principais impulsionadores da adoção da IoT na indústria da construção – e até mesmo em outras indústrias.

Por isso, daremos foco a esses 4 elementos como impulsionadores de novas aplicações, além de possibilidades para evoluírem o setor de construção civil e engenharia.

Produtividade

O setor de construção é condicionado por prazos e metas. Por isso é quase obrigatório evitar atrasos, que sempre resultam em aumentos orçamentários. 

A IoT pode permitir mais prontidão e eficiência, ao deixar as pessoas com menos trabalho braçal, e, por consequência, elas ganham mais tempo para interagir com os proprietários do projeto e entre si, gerando novas ideias para melhorar a entrega do projeto e a satisfação do cliente.

O setor de construção e a engenharia no geral requerem um fornecimento adequado de materiais para garantir o cumprimento dos projetos. No entanto, o atraso no fornecimento de materiais muitas vezes ocorre devido a “cálculos errôneos” por erro humano. 

Através da IoT, a unidade de abastecimento começa a ser equipada com um sensor (ou sensores) adequado, que determina automaticamente a quantidade na hora de fazer pedidos.

Manutenção

O consumo de energia e combustível sempre acarreta em desperdício se não for gerenciado ativamente, e isso afeta o custo geral do projeto. 

Através da disponibilização de informação em tempo real, torna-se possível conhecer o estado de cada ativo, programar intervalos para manutenção ou reabastecimento, e também o desligamento de equipamentos ociosos. 

Além disso, os sensores de campo ajudam a evitar a ocorrência de problemas, o que reduz os pedidos de garantia, ajudando nos resultados e mantendo os clientes satisfeitos. Além das notificações de redução de estoque, os sensores podem ser utilizados para monitorar as condições dos materiais como adequação da temperatura ou umidade do item/ambiente, problemas de manuseio, danos e vencimento. 

Os fornecedores de equipamentos tiveram que evoluir de apenas fornecedores para parceiros que monitoram e mantêm equipamentos continuamente, deixando os clientes focados em seus negócios principais.

Segurança e proteção

Alguns dos maiores desafios encontrados em um canteiro de obras são roubos e questões relacionadas à segurança. 

Agentes de segurança humanos não são adequados para monitorar um espaço enorme de construção adequadamente. Usando tags habilitadas para IoT, qualquer material ou roubo de itens é facilmente resolvido, pois esses sensores notificarão a localização atual dos materiais ou itens.

A IoT permite a criação de um mapa digital do local de trabalho em tempo real, juntamente com os riscos atualizados associados aos trabalhos e notifica cada trabalhador quando se aproxima de qualquer risco ou entra em um ambiente perigoso. 

Por exemplo, monitorar a qualidade do ar em um espaço fechado é fundamental para a segurança no local de trabalho. As tecnologias de IoT não apenas impedirão que a equipe seja exposta a condições perigosas, mas também poderão detectar essas condições antes ou quando elas acontecerem. 

Com dados de IoT em tempo real, os funcionários podem ser mais preditivos sobre problemas no local de trabalho e evitar situações que possam levar a um incidente de segurança e perda de tempo.

Tipos de tecnologias e novidades de IoT que afetarão a construção civil

Abaixo está um resumo de algumas outras tecnologias de IoT que também estão melhorando o trabalho operacional do setor de construção e engenharia.

Veículos Autônomos e Drones

Não há como negar que os veículos autônomos e os drones estão ganhando popularidade. O monitoramento e a vigilância em grandes projetos de construção que abrangem grandes espaços estão sendo facilitados por meio de drones. 

Além disso, caminhões basculantes e escavadeiras autônomas estão sendo testados em vários projetos para limitar a exposição da vida humana a situações de trabalho inseguras, como por exemplo , o projeto de construção Inteligente da Komatsu. 

O rastreamento manual da condição e localização de equipamentos em um canteiro de obras é demorado e propenso a erros humanos. A instalação de rastreadores nesses ativos críticos traz grande comodidade para o gerente de construção ou engenheiro. 

O uso de drones para coletar mapas de pesquisa precisos e imagens aéreas de um local de trabalho, bem como rastrear o progresso remotamente, economiza tempo e custo do projeto. Além disso, as imagens aéreas podem dar aos engenheiros uma perspectiva diferente do projeto e ajudar a identificar possíveis problemas que podem não ter sido aparentes no terreno/espaço da obra.

podem não ter sido aparentes no terreno/espaço da obra.

Wearables (vestíveis)

Quando objetos inanimados podem ser conectados à internet, eles habilitam novos recursos para toda a humanidade. Um vestível é qualquer item que pode ser usado no corpo para fornecer informações adicionais ao usuário por meio da conectividade. 

Um exemplo de wearable são os heads-up displays fornecidos em óculos inteligentes conectados à tecnologia de realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR), como Google Glass ou Microsoft HoloLens. 

Essas tecnologias estão sendo aplicadas atualmente ao planejamento e modelagem. Os óculos inteligentes podem ser usados ​​para simular o caminhar em um apartamento completo com todos os móveis. Essa maquete (ou planta) digital pode destacar e separar camada por camada para estudar e planejar as complexidades do trabalho por trás das paredes. 

Conclusão

Apesar das previsões de grandes perdas de empregos, é improvável que a adoção da IoT substitua o elemento humano na construção. Em vez disso, ela vai alterar os modelos de negócios do setor, reduzirá erros dispendiosos, lesões no local de trabalho e tornará as operações de construção mais eficientes. 

Se você quiser saber mais sobre projetos de IoT e conectividade para dispositivos M2M, acesse este link para conhecer melhor os serviços da Lyra M2M.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados