Tecnologia

Rastreamento de Pets e Animais: como a IoT dá suporte a essa área?

Por Lyra M2M • 5 de setembro de 2023

Perder um Pet ou deixar eles escaparem de nossos lares é algo bem complicado.

Quando isso ocorre, os donos dos animaizinhos ficam em pânico, e vasculham desesperados os arredores e a vizinhança em busca de seus gatinhos e cachorros de estimação.

Quando um animal foge ou é furtado, as famílias donas dos animaizinhos ficam muito tristes, e é ainda mais difícil quando há crianças envolvidas no episódio, tornando seus dias de busca um verdadeiro pesadelo.

Os dados e estatísticas referentes a perdas de animais são um tanto desanimadores, e deixa muito claro que o rastreamento de Pets pode ser uma incrível alternativa para os proprietários de pets que não querem passar por esses problemas em suas vidas.

Essas tecnologias de IoT (Internet of Things) e de rastreamento podem ajudar o setor de Pets – assim como outros setores – a localizar animais perdidos ou furtados, e podem também trazer mais paz a donos de animais.

Se você começou a se interessar pelo assunto de rastreamento de animais e quer saber como tais tecnologias funcionam, então esse artigo pode tirar suas dúvidas e esclarecer como a IoT está sendo usada neste cenário.

Como é feito o rastreamento de Pets (pet location tracking)

As soluções de rastreamento de animais de estimação (pet location tracker) são um conjunto de dispositivos feitos para encontrar e identificar pets via sinal GPS, 24 horas por dia.

São usados coleiras habilitadas para IoT ou dispositivos acopláveis, muito parecidos com etiquetas, para monitorar a localização e o status de animais de estimação em ambientes internos e externos, trazendo maior segurança aos donos desses animais, principalmente aos proprietários de animais e espécies exóticas ou de alto valor (mesmo que sentimental).

Como tais dispositivos utilizam o sinal GPS, de satélites ou da rede móvel, o pet pode ser encontrado em qualquer lugar, e dependendo do aplicativo de segurança utilizado, pode mandar avisos quando os animais de estimação fogem ou passam de uma certa distância da residência.

Entendendo melhor sobre as tecnologias de rastreamento de pets

Na maioria dos casos os rastreadores são colocados/acoplados na coleira de um animal de estimação ou anexando um dispositivo à coleira existente. O alcance em que trabalham, a duração da bateria e os recursos dependem do tipo de tecnologia que usam.

As tecnologias mais comuns usadas em soluções de rastreamento habilitadas para IoT são as celulares (que utilizam a rede móvel), Bluetooth, GPS e os rastreadores de radiofrequência.

Rastreadores de celular (cellular trackers) são os tipos mais comuns de rastreadores de animais de estimação. Como esses rastreadores geralmente têm um cartão SIM embutido, eles geralmente vêm com taxas mensais para manter a conexão de rede. Os rastreadores de celular não são totalmente precisos, limitando a localização de um animal de estimação a um ou dois quarteirões de distância.

Os rastreadores de animais por radiofrequência possuem um alcance maior do que muitas soluções mais recentes e usam menos bateria, mas são volumosos e requerem um transponder separado para ler o sinal emitido pelo colar. Por isso, tal tipo de tecnologia faz muito mais sentido no rastreamento de ativos maiores, como em veículos.

Mas os chips e coleiras não são as únicas formas de rastrear e identificar Pets. Existem também tecnologias como o Chip “tamanho de grão” RFID, que é muito comum no rastreamento de gado.

Todavia, esses chips exigem que um veterinário possa utilizar um identificador para encontrar as informações do proprietário, e não possuem sinal de GPS (ou seja, se o animal fugir pela cerca ou fugir pela garagem, não tem muito o que você possa fazer).

Rastreamento de animais: Indo muito além dos Pets e animais domésticos

Uma área da indústria que sempre demanda novas tecnologias e dispositivos de rastreamento é a pecuária e o agronegócio, que junto a IoT e uso de dados vem criando e ampliando o conceito das fazendas inteligentes (smart farming).

No contexto do rastreamento de gado, os benefícios para as fazendas são significativos. Sensores e dispositivos de rastreamento, muitas vezes conectados a sistemas de satélite ou redes sem fio, permitem que os agricultores acompanhem em tempo real a localização e o comportamento dos animais.

Isso é especialmente valioso em áreas extensas, onde o gado pode percorrer grandes distâncias. Através desse monitoramento, os agricultores podem detectar rapidamente qualquer problema, como animais perdidos, sinais de doenças ou lesões, agindo de forma proativa para resolver essas situações.

Além disso, a rastreabilidade oferecida pelos dispositivos auxilia na gestão do rebanho de maneira mais eficaz.

Ao coletar dados sobre a atividade, a saúde e o comportamento dos animais, os agricultores podem tomar decisões informadas sobre alimentação, reprodução e cuidados veterinários – o que aumenta a eficiência no campo, eficiência reprodutiva e a qualidade dos produtos finais.

Leia também: Como os dispositivos M2M contribuem na segurança patrimonial

Como você pode investir na área de rastreadores de pets e animais em geral?

Há um crescente interesse no mercado de rastreadores de Pets e animais em geral. As tecnologias de rastreamento e localização em tempo real podem mudar para sempre como são encaradas perdas e “fugidinhas” que os animais fazem em casas, prédios e áreas rurais.

Para quem tem interesse em investir ou expandir nessa área, a pesquisa de mercado é crucial. Compreender as necessidades dos agricultores, pecuaristas e proprietários de animais de estimação é fundamental para desenvolver produtos que atendam às suas demandas, além da necessidade de terem um preço acessível.

Colaborações com engenheiros de software, especialistas em dados e profissionais da saúde animal podem ajudar a desenvolver rastreadores precisos, confiáveis e de fácil utilização.

Tudo isso envolve explorar os desafios enfrentados, como rastreamento de animais em grandes áreas ou a busca por uma conexão contínua com os pets em ambientes urbanos – ou parceiros que possam dar esse apoio quanto à conectividade.

A conectividade é um elemento central nesse contexto. O uso de redes sem fio, GPS e tecnologias de comunicação por satélite pode proporcionar um rastreamento mais abrangente e preciso.

Além disso, a criação de aplicativos e plataformas intuitivas para dispositivos móveis e smartphones pode oferecer aos usuários uma maneira conveniente de monitorar seus animais em tempo real.

Para saber mais sobre tais parcerias ou qual o tipo de chip e conectividade que pode atender sua demanda, basta procurar um de nossos especialistas, que terão um enorme prazer em tirar suas dúvidas.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados