Tecnologia

O uso da IoT nos sistemas inteligentes de energia solar

Por Lyra M2M • 22 de agosto de 2023

A constante luta contra as mudanças climáticas e as iniciativas para preservar o meio ambiente são hoje os principais impulsionadores (drivers) de novas invenções quando o assunto é sustentabilidade.

A produção e geração de energia renovável, como a energia solar, combinada com implementações de dispositivos IoT (internet of things) ,podem ser cruciais para o sucesso de algumas dessas iniciativas pelo mundo. Os sistemas inteligentes de energia solar (smart solar energy systems) oferecem uma abordagem eficiente, econômica e ecológica para disponibilizar energia para consumo pessoal e comercial.

Para entender melhor como a IoT contribui para essa área, basta acompanhar nosso artigo até o fim.

O que são sistemas inteligentes de energia solar?

Os Painéis solares inteligentes são sistemas de energia solar que usam inversores e medidores inteligentes que podem fornecer dados em tempo real sobre seu desempenho.

Os inversores desempenham um papel crucial em um sistema de energia solar, funcionando como seu “cérebro”, invertendo a saída de corrente contínua (CC) de um painel solar fotovoltaico em corrente alternada (CA) usada por aparelhos comerciais.

Os medidores inteligentes (smart metrics, também associados a IoT) monitoram o uso de energia do sistema de energia solar, bem como o quanto não é usado.

Os painéis solares inteligentes são ligeiramente diferentes dos painéis comuns. Este último só fornecerá eletricidade quando houver luz solar, enquanto os painéis inteligentes podem usar inversores para armazenar energia em uma bateria.

Leia também: Tecnologias utilizadas no Smart Farming

Quais os benefícios da IoT na produção de energia solar?

  • Monitoramento remoto em tempo real – Os sensores remotos habilitados para IoT instalados em painéis solares monitoram parâmetros específicos, incluindo temperatura, (mal) funcionamento, saída de energia, ângulo de inclinação, etc. em tempo real.
  • Operação automatizada – os dispositivos habilitados para IoT ajudam a obter automação, gerenciamento de rede e operação inteligente de fazendas de energia solar. O sistema de monitoramento fornece registro automatizado de dados, rastreamento de componentes e avaliação de desempenho, o que não era possível antes porque as principais instalações de painéis solares eram frequentemente inacessíveis, em termos de localização e posicionamento.
  • Previsão de demanda – medidores inteligentes alimentados por IoT coletam dados de consumo que ajudam a projetar a demanda futura usando tecnologias de aprendizado de máquina.

Existem várias formas de conectar dispositivos IoT com a central de controle. Caso queira saber mais sobre as conexões móveis que dão suporte a essas tecnologias, recomendamos a leitura desse artigo.

Fonte

Conectando dispositivos habilitados para IoT na geração de energia solar

As usinas de energia solar são habilitadas com dispositivos de IoT para gerar energia solar. Em um futuro próximo, essas usinas alimentadas por dispositivos baseados em IoT fornecerão uma fonte confiável e eficaz para alimentar residências, empresas e outras infraestruturas críticas.

Atualmente, o sistema de monitoramento de painel solar baseado em IoT ajuda as empresas a tomar decisões baseadas em dados e utilizar seus recursos com mais eficiência.

A tecnologia permite análises remotas e avaliações operacionais das usinas solares e aponta problemas quando o sistema não está operando de forma eficiente.

Como a internet das coisas pode otimizar setores inteiros?

Você já deve ter entendido que a IoT pode dar grande suporte para áreas inteiras, ou até mesmo tornar operações que antes poderiam ser inviáveis, como é o caso de automações industriais e armazenamento de dados em massa na nuvem.

No caso do mercado de energias renováveis, principalmente de painéis solares inteligentes, a IoT possibilita o monitoramento de painéis que estão em outras regiões de maneira remota, detectando eventuais problemas nesses painéis ou a necessidade de manutenção.

Cada ativo em questão tem um sensor IoT instalado para monitorar ativamente os dados de integridade. Esses dados são enviados automaticamente, criando relatórios de status em períodos diários ou semanais – o que depende da tecnologia e aplicação de uso.

Para você entender melhor como funcionam as aplicações de IoT e M2M na indústria, temos um artigo que fala especialmente desse assunto e da utilização de telemetria para melhorar a performance de máquinas e de processos.

 


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados