Tecnologia

Entenda como dispositivos IoT estão monitorando motoristas em empresas de transporte e de aluguel de veículos

Por Lyra M2M • 17 de outubro de 2023

A tecnologia da IoT (Internet of things) conecta hoje diversos mercados e possibilidades na economia.

Esses dispositivos estão presentes em nossas casas, hospitais, e claro, no transporte das grandes cidades. Aos poucos essas novas tecnologias começam a dar maior suporte e ajuda aos seres humanos, que passam a ter mais segurança graças ao seu uso e adoção.

Hoje vamos falar um pouco sobre como a IoT ajuda no monitoramento de motoristas, os quais são encarregados diariamente de transportar pessoas ou cargas pelo país.

Os exemplos serão dados de duas áreas centrais em nossa economia: os ônibus de transporte de viagens e os motoristas de aplicativos – que aos poucos começam a ser “acompanhados mais de perto” por parte das locadoras de veículos.

Já vamos explicar melhor isso abaixo.

Monitoramento de cansaço ao volante e uso de celulares por câmeras

O uso dos dispositivos de IoT para fiscalização de colaboradores pode ser feito de várias formas, inclusive no ramo de transporte de passageiros.

Uma empresa pode, por exemplo, monitorar o cansaço e desgaste de motoristas de ônibus por meio de tecnologias de reconhecimento facial, que podem criar alertas quando há a necessidade de troca de motoristas.

No caso da Buser, quando é notado comportamentos estranhos por parte do motorista, a empresa pode acionar um motorista reserva para assumir o trajeto a partir de um determinado ponto.

Isso é feito por uma pequena câmera instalada no painel, que pode transmitir informações para a central da empresa.

As tecnologias de monitoramento de cansaço e estado do motorista também podem ser usadas em outras frentes, como transportadoras e empresas onde há a necessidade do uso de caminhões, que percorrem longos trajetos.

Tais tecnologias de IoT servem para assegurar que os motoristas estão em um bom estado para dirigirem e não haver risco de pegarem no sono ou de ficarem desatentos na estrada.

Monitoramento de motoristas de aplicativos por parte das locadoras de veículos

Como você já deve saber, no Brasil há um mercado de locadoras de veículos voltadas para os motoristas de aplicativos, que muitas vezes não possuem veículos próprios.

Tais empresas, como a Kovi, criam programas e projetos para aumentar a segurança no trânsito por meio do monitoramento dos motoristas que usam seus veículos.

São usados dispositivos IoT que podem ou não serem conectados com a rede móvel e a nuvem, trocando informações com a central de controle da empresa, e assim, criando relatórios sobre seus clientes.

Segundo a empresa e sua página oficial sobre o monitoramento dos usuários, são usadas tecnologias e sensores de telemetria para entender como o cliente usa e qual sua nota como motorista, que vai de 0 a 100.

A Kovi usa essa os dispositivos IoT para monitorarem os seguintes aspectos dos usuários:

  • Aceleração;
  • Frenagem e frequência do uso do freio;
  • Velocidade na entrada de curvas e;
  • Excesso de velocidade

Tais dispositivos passam despercebidos na maioria das vezes pelo usuário, exceto quando são usadas câmeras internas. Os demais sensores muitas vezes se localizam próximos à região do motor e dos freios, não sendo vistos ou notados na maioria das vezes.

Segundo a página da empresa, as análises e notas funcionam apenas para dar alertas e notificações aos motoristas, e criam incentivos nos pagamentos mensais dos usuários de acordo com suas notas (quanto maiores, melhor é o bônus ou taxa no final do mês, e vice versa).

Vale lembrar que usamos a Kovi apenas como exemplo, mas o mesmo pode ser feito por outras locadoras de veículos e empresas de transporte, que podem monitorar e “ranquear” clientes e funcionários que usam suas frotas de acordo com o que os sensores e dispositivos conseguem captar sobre a conduta na estrada do motorista.

Rastreamento de veículos e ativos

Há uma outra modalidade de uso para as tecnologias IoT, que é o rastreamento de veículos.

Por mais que isso não possa averiguar a performance dos motoristas e usuários, ela ajuda a entender como são feitas as suas rotas diárias, ajudando a identificar possíveis irregularidades.

Além disso, o rastreio de veículos serve como apoio tático em casos de roubos e sequestros, ajudando a encontrar tanto a unidade da frota que está perdida ou sob ataque, assim como os motoristas da unidade que podem estar em perigo sob a ameaça de sequestradores.

Caso queira saber mais sobre o uso de IoT e como tornar seu projeto de fiscalização de ativos em sua empresa em algo real, você pode contar sempre com a ajuda dos especialistas da Lyra.

 


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados