Tecnologia

O impacto do 5G e da IoT no transporte público

Por Lyra M2M • 4 de julho de 2024

À medida que a tecnologia 5G continua a expandir o seu alcance em todo o mundo, seu potencial no setor dos transportes torna-se cada vez mais evidente.

Da maior segurança e eficiência à redução de custos, o transporte público habilitado para 5G poderá revolucionar a forma como nos deslocamos de um lugar para outro, disponibilizando novas maneiras de gerenciamento dos transportes por parte das empresas que os operam.

A Internet das Coisas (IoT) também vai se beneficiar da conectividade 5G, permitindo que os usuários possam ter acesso a mais informações durante as viagens, além de disponibilizar Wi-fi aos passageiros.

Para explicar melhor sobre as novidades que estão por vir, basta acompanhar nosso breve texto que recolheu as maiores tendências desse mercado.

Benefícios do 5G para o sistema de transporte público

O primeiro grande benefício do transporte público habilitado para 5G é a melhoria da segurança. Com a introdução da tecnologia 5G e de dispositivos de IoT, os veículos podem ser ligados à rede, permitindo a monitorização em tempo real da frota e de seus ocupantes.

Isso permite às autoridades de transporte identificar e responder rapidamente a situações perigosas, evitando acidentes e permitindo operações mais tranquilas.

Com as redes 5G, ônibus, trens e outros veículos podem se comunicar entre si e com o sistema de controle de tráfego, permitindo um planejamento de rotas e gerenciamento de tráfego mais eficientes.

Além disso, sensores e análises inteligentes poderão ser utilizados para otimizar o desempenho dos veículos e diminuir o consumo de combustível, resultando num sistema de transporte mais econômico.

Essa combinação de IoT com 5G também vai melhorar a experiência dos passageiros, pois eles poderão usar seus smartphones para a realização de pagamentos, além de muitas outras possibilidades.

Vamos mostrar a seguir alguns principais pontos de atenção quando se trata do transporte público com uso do 5G, e como esse mercado pode se beneficiar dessas mudanças.

Soluções de Ticket eletrônico

Com o 5G, as empresas de transporte público podem implementar sistemas avançados de emissão de bilhetes que facilitam a compra e utilização pelos viajantes.

Isto pode incluir, por exemplo, a utilização de bilhetes móveis e tecnologia Near Field Communication (NFC). O que significa que os passageiros podem usar seus telefones para comprar passagens e acessar veículos de transporte.

A emissão móvel de bilhetes para transporte público não só reduz o roubo ao limitar as transações em dinheiro, mas também elimina virtualmente a necessidade de contato físico e uso de cobradores, como é o caso dos ônibus no Brasil.

Informação em tempo real do transporte

Os sistemas de transporte público podem usar o 5G para fornecer informações em tempo real aos passageiros. Isso inclui atualizações sobre horários de ônibus ou trens, atrasos e alterações nas rotas.

Graças ao uso de dispositivos IoT, as frotas poderão enviar informações de maneira contínua, fazendo com que as pessoas saibam onde cada ônibus ou trem está – o que já ocorre em alguns países da Europa e da Ásia.

Esse tipo de uso do 5G e de IoT também vai permitir que aplicativos de empresas de transporte público melhorem a experiência do usuário, uma vez que terá acesso a mais informações sobre suas viagens e deslocamentos.

Captura do endereço MAC dos usuários

Outra possibilidade trazida por novas tecnologias de IoT no transporte público é a captura de endereço MAC, usando Wi-Fi ou Bluetooth do usuário por meio de sistemas/dispositivos.

Para quem não sabe, todo celular possui um endereço MAC. À medida que um veículo percorre uma área, uma ferramenta de digitalização pode ler os diferentes endereços MAC dos telefones dos passageiros e alimentar essas informações através de um roteador para determinar o número de pessoas no veículo.

As organizações de transporte público podem então usar análises para examinar os níveis de passageiros e determinar, por exemplo, quando os veículos devem partir, o intervalo ideal entre eles e até mesmo o número total necessário para a frota.

Se essas fontes de dados forem usadas da maneira certa, as empresas poderão gerar grandes insights e otimizar toda a cadeia e os horários de saída dos transportes, maximizando seu uso e até mesmo melhorando o trânsito das grandes cidades.

Câmeras de segurança 5G

O transporte público pode também se beneficiar do acesso a novas tecnologias de fiscalização e vigilância, as quais podem funcionar de maneira remota e contínua por toda a frota.

Não somente a resolução dessas câmeras serão melhores, mas também a latência, isso é, o tempo em que se leva para uma informação chegar até seu destino e vice-versa.

Outra possibilidade em relação às câmeras está no monitoramento de motoristas e funcionários dessas empresas.

Novas possibilidades de rastreamento

A IoT é uma rede de dispositivos interconectados que podem se comunicar e trocar dados, e isso pode transformar profundamente o mercado de transporte – seja ele público ou não.

Como sensores e sistemas GPS passam a estar cada vez mais integrados no transporte público, há uma melhoria na eficiência de rastreamento de ativos, assim como um melhor gerenciamento de frotas entre várias cidades e estados.

O 5G vai permitir a criação de sistemas de transporte públicos inteligentes?

Um Sistema Inteligente de Transporte Público é uma rede integrada e tecnologicamente avançada de serviços, projetada para melhorar a eficiência, acessibilidade, segurança e a experiência geral dos passageiros.

Esses sistemas necessitam de diversas tecnologias, dados e ferramentas digitais para fornecer um ecossistema de transporte inteligente e integrado.

Com o avanço da IoT e do 5G pelo mundo, também será possível notar um crescimento no número de projetos de Smart Cities e “smart projects” em geral.

Para as empresas de transporte, uma das melhores novidades é o surgimento de novas tecnologias e plataformas de leitura e gerenciamento de dados de suas unidades de transporte, assim como dos usuários/clientes de suas empresas.

Elas até podem existir nos dias de hoje, mas não possuem o mesmo padrão de velocidade e tempo de ação para eventuais emergências e problemas que demandam ação e acompanhamento em tempo real. Você pode ler mais sobre os projetos Smart Cities nesse artigo do nosso site.

Conclusão

O 5G na área de transporte público é um marco que promete redefinir a forma como as cidades enfrentam os desafios da mobilidade urbana.

Com sua conectividade ultrarrápida, o 5G possibilitará sistemas de transporte mais eficientes, seguros e acessíveis, oferecendo aos passageiros informações em tempo real, integração de modos de transporte e uma experiência de viagem aprimorada.

Além disso, essa tecnologia representa um trampolim para inovações futuras, como veículos autônomos e cidades inteligentes, que têm o potencial de transformar nossas cidades em lugares mais sustentáveis e conectados.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados