Tecnologia

Como as conexões M2M contribuem em Smart Lockers?

Por Lyra M2M • 16 de janeiro de 2024

As tecnologias M2M já são utilizadas em diversas frentes, mas sempre podemos ser surpreendidos com novidades no mercado.

Neste caso, gostaríamos de abordar sobre a utilização de conexões M2M por parte de lojas e empresas de logística que utilizam os Smart Lockers com o intuito de facilitar a entrega ou armazenamento temporário de produtos.

Não é nada divertido ter que pegar longas filas no correio ou ter um produto sendo enviado de volta ao remetente pelo fato de você não ter atendido ao entregador na data e horário da entrega.

Por isso, os Smart Lockers são uma saída inteligente para diversas empresas, que podem se beneficiar da possibilidade de assegurar uma entrega ao cliente sendo feita no melhor horário e região que atende, sem a necessidade de lotar unidades do correio ou realizar logísticas reversas todas as vezes que um destinatário não é localizado.

O que é Smart Locker?

Podemos traduzir Smart Lockers como “armários inteligentes”, que são pontos de coleta e de depósito temporário para diversas finalidades.

Um Smart Locker System baseado em IoT é um “ponto de coleta” capaz de armazenar e distribuir produtos com segurança dentro dele, contando com hardware e sensores programados para determinar a presença e integridade de ativos, pessoas e objetos.

Uma pessoa consegue utilizar um Smart Locker por meio de um app em seu smartphone, ou utilizando um código que é entregue pela empresa, como no caso da DHL e empresas de logística.

Tais pontos não precisam estar necessariamente em áreas cobertas e com acesso ao wi-fi, podendo ficar em áreas remotas ou afastadas como estacionamentos de supermercados e até mesmo embaixo de viadutos.

Na Alemanha, existem Smart Lockers das operadoras de correio (por exemplo, DHL) e de entregas rápidas, que disponibilizam diversos pontos de coletas automatizados, onde basta um smartphone para realizar a coleta de seus itens, sem qualquer interação humana no processo.

Como os Smart Lockers se conectam com a rede?

Existem várias formas de conectar os Smart Lockers a internet. Quando estes estão em shoppings ou em áreas indoor, é comum a utilização do wi-fi local ou até mesmo conexão cabeada.

Todavia, em alguns casos os smart lockers ficam em lugares espalhados pela cidade, onde não há qualquer conexão via Wi-Fi. Neste caso, tais dispositivos podem se conectar via tecnologias de M2M, onde são usadas tecnologias específicas para conectar esses armários com a rede móvel.

Quando se trata de conexões M2M, existem vários tipos, das quais podemos citar a conexão celular (2G, 3G, 4G) e conexões LPWAN (Low-Power Wide Area Network), projetadas para dispositivos M2M que têm baixo consumo de energia e precisam de longo alcance.

Para entender melhor sobre tipos de conexões e sobre M2M, recomendamos a leitura desse artigo sobre tipos de conexões móveis.

Onde o M2M vêm sendo usado?

O M2M hoje já ajuda diversas indústrias e setores da economia a trocarem informações e a melhorarem seus serviços ao consumidor.

Um exemplo disso é a utilização dessas tecnologias no setor de saúde, que graças a conexão remota conseguem enviar informações 24 horas por dia para centrais médicas e para hospitais.

Um outro exemplo é o setor de Utilities, onde sensores diversos ajudam essas empresas a medirem e acompanharem a distribuição e armazenamento de seus ativos ao longo da cadeia de distribuição.

Hoje a Lyra M2M trabalha exatamente com isso: projetos de conectividade de aparelhos e tecnologias M2M.

Ajudamos empresas de vários setores a conectarem seus dispositivos com suas centrais de informações, e com isso expandirem seus negócios por meio do uso de dados e automações.

Você também pode tirar suas dúvidas e entender melhor sobre seu projeto de M2M e IoT falando com um de nossos especialistas.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados