Tecnologia

Quais os tipos de sensores mais usados na IoT?

Por Lyra M2M • 28 de março de 2025

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de dispositivos físicos, interfaces e outros itens incorporados com sensores, atuadores (dispositivos que transformam energia elétrica, hidráulica ou pneumática em movimento mecânico) e muitas outras possibilidades no mundo da conectividade.

Por meio desses dispositivos, que transmitem dados e informações, também é possível implementar e usufruir de sensores para diversas atividades, como leitura de dados, temperatura, rastreamento, status de máquinas, etc.

Graças a esses sensores, uma companhia consegue compreender melhor como funciona seu sistema, o ambiente e muitas variáveis que são importantes para os serviços prestados na empresa.

Com o suporte de dados e da obtenção contínua de informações, com o tempo uma empresa consegue diminuir gastos e falhas em seu processo, que antes não seriam possíveis de serem detectadas ou antecipadas.

Para entender melhor sobre os sensores IoT e como eles dão suporte hoje em diversos mercados e verticais, vamos explorar uma lista de 12 tipos de sensores que já estão funcionando pelo mundo todo.

Vamos começar?

Entendo mais sobre sensores IoT

Sensores IoT são peças de hardware que detectam mudanças em um ambiente e coletam dados. São as peças de um ecossistema IoT que ligam o mundo digital ao mundo físico. Os sensores IoT podem detectar coisas como temperatura, pressão, movimentos e, se estiverem conectados a uma rede, podem compartilhar dados.

Há diversas maneiras com que os sensores de IoT funcionam e coletam informações, sendo as mais comuns o contato físico e direto, a radiação, por aproximação ou campos magnéticos.

Os sensores podem ser de diversos tamanhos e funções, funcionando tanto em áreas abertas quanto fechadas, possuindo vários tipos de conexão com a rede de dados/internet.

É importante você saber que existem dois tipos principais de sensores usados em aplicações IoT:

  1. Sensores passivos: detectam mudanças em seu ambiente sem qualquer fonte de alimentação dedicada (por exemplo, temperatura)
  2. Sensores ativos: requerem alguma forma de fonte de energia para funcionar (por exemplo, bateria)

Os sensores IoT medem o ambiente físico para coletar dados sobre diversas coisas como temperatura, qualidade do ar ou volume (comum na área de utilities).

As informações obtidas são transmitidas por meio de uma rede para gateways e para a nuvem. Uma vez no banco de dados, as informações podem ser analisadas posteriormente para um próximo curso de ação.

12 exemplos de como os sensores IoT estão sendo usados 

Quando falamos de sensores e dispositivos IoT, nem sempre é óbvio como eles funcionam na prática.

Para tornar mais didático o assunto, separamos alguns exemplos de como esses sensores funcionam e como ajudam empresas a obterem informações de teor específico,  claro, de extremo valor para suas operações.

1)Sensores de temperatura

Sensores de temperatura ou sensores térmicos podem detectar a temperatura de um objeto, superfície ou ambiente. Um sensor de temperatura mede e envia a temperatura de algo ou alguém para uma nuvem ou outros dispositivos através de uma rede.

Sensores como esses podem ajudar a regular a temperatura de termostatos, ar condicionado ou até mesmo ajudar a controlar a temperatura em ambientes onde uma temperatura média é necessária (ex. transporte de medicamentos específicos).

2)Sensor de umidade

Um sensor de umidade detecta mudanças nos níveis de umidade em diferentes meios, como no ar, encanamentos ou em meios sólidos.

Sensores de umidade detectam a resposta da camada aos sinais eletrônicos através de um circuito eletrônico que converte sinais elétricos em digitais.

Esse tipo de sensor é muito utilizado em fazendas e em lugares onde há necessidade de se acompanhar a qualidade do solo e da vegetação.

3)Sensores de velocidade

Os sensores de velocidade são dispositivos essenciais na indústria automotiva e em sistemas de monitoramento de tráfego. Esses sensores desempenham um papel importante na medição precisa da velocidade de um veículo em movimento, fornecendo informações valiosas para uma variedade de aplicações e procedimentos.

Sensores de velocidade também podem ser usados em smart cities para melhorar o trânsito ou a gestão do tráfego em certas localidades.

4)Sensores de luz

Sensores de luz são fotodetectores projetados para detectar luz visível. Normalmente esses sensores são usados para automação inteligente de iluminação pública, uma vez que consegue medir ou reconhecer a luz solar.

5)Sensores para Manutenção Preditiva 

Diversos tipos de sensores podem ser feitos ou criados para contribuir na identificação de momentos oportunos de manutenção preditivas.

Esses sensores são usados para monitorar máquinas em ambientes industriais e alertar as equipes de manutenção quando são necessários reparos, evitando quebras e rupturas que poderiam ser evitadas.

Você pode entender um pouco mais sobre esses sensores lendo sobre nosso artigo de IIoT – Industrial Internet of Things.

6)Sensores de proximidade 

Sensores de proximidade podem ajudar a identificar se há objetos, animais ou humanos próximos passando. Esses sensores detectam a presença e tomam outras ações necessárias, como acender as luzes, gravar imagens da câmera para segurança ou até mesmo ajudar no estacionamento de veículos.

7)Sensores para detecção de gases

Detectores de vazamento de gás podem ser usados para identificar um gás específico no ambiente, ou para enviar notificações quando há vazamentos e problemas em um determinado lugar.

Um exemplo dessa detecção pode ser a detecção de sulfeto de hidrogênio, gás encontrado em gasodutos de gás natural que causa explosões se não for detectado a tempo.

8)Sensores de umidade no solo

Esses sensores são usados na agricultura para monitorar os níveis de umidade do solo, ajudando os agricultores a tomar decisões mais informadas sobre irrigação e aplicação de fertilizantes.

9)Sensores de detecção de inundações

Sensores colocados em áreas propensas a inundações podem monitorar os níveis de água e enviar alertas aos residentes e equipes de emergência. Esses sensores também podem ser utilizados na indústria, onde seja necessário o controle de água ou líquidos em reservatórios.

10)Gestão inteligente de resíduos

Sensores em latas de lixo podem monitorar os níveis de resíduos e alertar as equipes de gerenciamento de resíduos quando as lixeiras precisam ser esvaziadas, levando a uma coleta de resíduos mais eficiente e econômica.

11)Sensores infravermelhos

Os sensores infravermelhos (IR) tornaram-se cada vez mais populares em projetos de IoT desenvolvidos por empresas de IoT devido à sua capacidade de emitir e detectar radiação infravermelha para detectar as características circundantes.

Eles são particularmente úteis na área da saúde, pois simplificam o monitoramento da pressão arterial e do fluxo sanguíneo. Eles também são comumente usados em dispositivos inteligentes do dia a dia, como smartphones e smartwatches.

Dada a sua ampla gama de aplicações, os sensores IR estão preparados para desempenhar um papel importante na indústria doméstica inteligente.

12)Sensores químicos

Esses componentes são usados em diversas indústrias para detectar alterações na composição de líquidos ou do ar. Por exemplo, no setor industrial, sensores químicos podem ser usados para monitoramento ambiental e controle de processos para garantir que o processo de produção seja seguro e eficiente.

Estes foram apenas alguns exemplos de como os sensores de IoT estão sendo usados na para melhorar nossa vida diária ou a produtividade em certos mercados.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar aplicações de dados de sensores ainda mais inovadores no futuro.

O futuro dos sensores IoT

No mundo da Internet das Coisas (IoT), há uma revolução contínua impulsionada pela evolução dos sensores.

A próxima geração de sensores IoT promete não apenas ampliar a escala da conectividade, mas também aprimorar a qualidade das informações capturadas, abrindo portas para aplicações inovadoras em diversas áreas, como saúde, agricultura, transporte e infraestrutura urbana.

Além disso, a “miniaturização” e a redução de custos tendem a tornar os sensores mais acessíveis, possibilitando sua incorporação em uma variedade ainda maior de dispositivos e objetos do cotidiano.

A Lyra M2M está inovando mais uma vez ao se posicionar como pioneira no Brasil em tecnologias de sensores IoT. 

Ao lado de grandes empresas multinacionais, a Lyra M2M criou os elos de integração necessários para disponibilizar uma solução acessível aos clientes no Brasil.

Para saber mais sobre conectividade e a criação de projetos de IoT, não hesite em falar com um de nossos especialistas no assunto. Clique abaixo e agende um bate papo.

sensores IoT


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados