Tecnologia

Conheça as principais vantagens da IoT na indústria de serviços públicos (Utilities)

Por Lyra M2M • 3 de outubro de 2023

A Internet das coisas (IoT, do inglês Internet of Things) vem apresentando um vasto universo de possibilidades para diversas indústrias e áreas do mercado.

Boa parte dessas possibilidades ainda se encontram apenas no papel, na ideação, mas muito já pode ser visto sendo colocado em prática.

Um exemplo muito notável de aplicação da IoT é na área de serviços públicos de distribuição de energia – o qual é normalmente lembrado como utilities.

Se você quer saber mais sobre as possibilidades de IoT que estão chegando no mercado para a indústria de serviços públicos, assim como para a indústria de maneira geral, então acompanhe conosco esse material que separamos para você.

Por que usar IoT em serviços públicos de distribuição de energia?

Para racionalizar e melhorar a gestão de ativos, as empresas de serviços públicos fazem parceria com os fornecedores dessas tecnologias, e assim tentam aproveitar ao máximo as tecnologias de IoT, big data e aprendizado de máquina (machine learning).

Em meio ao surgimento das cidades inteligentes (smart cities), surgiram inovações como veículos elétricos, o smart parking, medidores de tipos diversos e técnicas de ponta para geração e transporte de energia.

A ampla aplicação da IoT no setor de serviços públicos é uma oportunidade para monitorar e gerenciar a energia de forma mais eficaz, reduzir o desperdício de energia e, finalmente, melhorar a segurança e a eficiência operacional ao longo da cadeia de distribuição, que apresenta muitas falhas.

Onde a IoT pode ser explorada a fundo no setor de Utilities?

Seja desde a automação de processos, monitoramento 24 horas dos estoques ou até uma melhora no atendimento ao consumidor final, as novas possibilidades trazidas pela IoT podem mudar a forma com que os serviços de Utilities fazem a gestão de seus recursos.

Para que isso fique mais claro para você, separamos alguns tópicos de suma importância e explicamos como essas tecnologias são aplicadas em cada um desses pontos.

Fonte

1. Automação na medição cúbica ou espacial de ativos líquidos

Com novas tecnologias de medição/telemetria, a indústria de serviços públicos pode exibir os parâmetros de consumo de água aos usuários por meio de medidores inteligentes conectados.

Isso diminui o risco de erro humano graças ao monitoramento regular e ajuda a preservar os recursos hídricos.
Além disso, com o uso de dispositivos conectados de automação, é possível realizar atividades que antes demandavam trabalho ou presença humana no local. Como exemplo, temos o fechamento ou a abertura de válvulas e comportas para o fluxo de água potável.

Leia também: Como funciona a telemetria na área de Utilities.

2. Detecção de vazamentos

Uma das maiores utilidades dos medidores e aparelhos de IoT no setor de serviços públicos de energia, é a redução do desperdício e de vazamentos.

É muito comum no Brasil haver grandes desperdícios de água e de outros ativos, e tais dispositivos poderiam não apenas alertar as autoridades quando e onde houvesse vazamentos, como também permitir a manutenção preditiva de canos e locais de armazenamento.

3. Controle de gás e materiais não líquidos

Medir e acompanhar o consumo de materiais líquidos já é algo complexo, e isso pode ser ainda pior com ativos como eletricidade ou gás.

Por isso, a adoção de tecnologias de IoT pode não apenas facilitar a medição e controle desses ativos, como também possibilitar que haja um controle remoto e feito à distância dessas fontes de energia.

4. Monitoramento de segurança

Com a IoT, é possível obter relatórios instantâneos do sistema e de sua infraestrutura. Por exemplo, os usuários podem rastrear as mudanças de temperatura e pressão, o estado dos dispositivos de proteção catódica e o estresse da tubulação.

As concessionárias podem configurar notificações e/ou avisos de emergência para garantir que tenham uma imagem precisa da situação a qualquer momento. Com o monitoramento contínuo da integridade da cadeia de distribuição, é mais fácil acompanhar e cumprir com os regulamentos de segurança.

5. Automação na leitura de medidores e redução no consumo

Para que não haja erros humanos no processo de medição do consumo do cliente final, seria necessária uma adoção abrangente de medidores e dispositivos de IoT em domicílios e em fábricas pelo país (a indústria é o consumidor número um de energia elétrica e de água em todo o planeta).

O método de medição inteligente é uma solução escalável que pode oferecer gerenciamento por meio de apps para os usuários, o que pode regular o consumo da população de uma cidade ou até de um país inteiro.

Para saber mais sobre como criar um projeto de IoT e de conectividade de dispositivos como esses citados no texto, fale com um de nossos especialistas.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados