Tecnologia

Conectividade M2M: como a tecnologia vai funcionar com o 5G?

Por Lyra M2M • 27 de setembro de 2022

A conectividade M2M, na tradução literal, significa máquina a máquina. Ou seja, é uma tecnologia que permite que duas máquinas transmitam informações entre si ou para sistemas de outro local. Com a chegada do 5G, que traz estabilidade e uma série de possibilidades, essa conectividade tem tudo para se tornar ainda mais rápida e eficiente. Confira neste conteúdo.

Sumário

  • Como a conectividade M2M será impactada pelo 5G?
  • Conheça as vantagens da conectividade M2M para extrair dela o melhor com o 5G
  • Qual a relação entre a conectividade M2M e a IoT?
  • A tecnologia M2M é segura?
  • A conectividade M2M estará presente nas smart cities?

Como a conectividade M2M será impactada pelo 5G?

Embora com pouco tempo de uso no Brasil, a tecnologia 5G já provou que chegou para tornar a experiência do consumidor com a internet mais rápida, mais segura e muito mais eficaz.

Segundo a publicação de junho deste ano da revista Ericsson Mobility Repor, que acompanha a evolução da indústria de telecomunicações, o 5G está crescendo mais rápido do que qualquer geração móvel anterior.

Nesse sentido, a conectividade M2M só tem a ganhar. Se pensarmos que essa tecnologia tem capacidade para lidar com uma quantidade maior de dados e ser mais eficiente, a comunicação entre máquinas ou sistemas deve se beneficiar com o 5G.

Conheça as vantagens da conectividade M2M para extrair dela o melhor com o 5G

Quando efetivamente avançar sobre as cidades brasileiras, como já acontece em outros países – estima-se hoje que essa tecnologia já é usada por mais de 700 milhões de usuários no mundo –, o 5G vai proporcionar o ambiente ideal para que a Internet das Coisas (IoT) e as smart cities se tornem realidade.

Com relação ao 5G, pense na velocidade de conexão. Antes, para fazer a manutenção em uma máquina, era preciso chamar um técnico, recolhê-la, ou até deixar uma substituta para que o seu comércio não parasse.

Por meio das informações transmitidas pelo chip M2M, robôs inteligentes podem solicitar atualizações do sistema, avaliar o estoque de uma loja, ou até mesmo fazer reparos em uma linha de montagem ou de produção. Sem falar na atualização dos sistemas, que será muito mais rápida com o 5G.

Atualmente, a tecnologia M2M usa sistema wireless para transmitir dados, oque oferece mais eficiência e segurança nesse trânsito.

Qual a relação entre a conectividade M2M e a IoT?

O chip M2M permite a comunicação direta entre máquinas, sistemas e equipamentos. No caso da IoT (Internet das coisas), sensores aumentam a capacidade de coletar e analisar dados em tempo real.

Essa tecnologia é emergente, mas tem crescido rapidamente em todo o mundo. É que o chip M2M é um grande aliado na gestão dos negócios nos mais diversos segmentos, nas linhas de produção, varejo e até na agricultura, porque altera a forma como se dá a comunicação entre as máquinas.

Essa tecnologia é capaz de gerar informações que, uma vez analisadas, indicam como está o desempenho de um setor e de processos que podem afetar o resultado final ou uma entrega.

Em síntese, o consumidor pode ganhar velocidade de conexão com o 5G, mas alguns setores da sociedade vão sofrer uma verdadeira revolução. Confira, então, quais os segmentos que devem se beneficiar mais com a tecnologia M2M:

  • Mercado automotivo: o melhor exemplo de uso do chip M2M, aliado à internet 5G, é o carro autônomo, que não necessita do ser humano para ser conduzido. Isso é possível graças ao chip M2M, que estabelece a comunicação de forma remota muito rápida entre as máquinas. Além disso, tarefas como fornecer a localização de um carro, transmitir informações sobre o desempenho e a dirigibilidade, e até pedir assistência remota são muito mais fáceis. Várias atividades de produção serão facilitadas também na linha de montagem, porque o chip M2M ajuda a economizar tempo à medida que dá mais agilidade aos processos, permitindo acessar áreas mais distantes da produção.
  • Rastreamento: tanto os sistemas de segurança como os de navegação vão se beneficiar com a tecnologia M2M e o 5G, tornando-se mais rápidos. Uma manutenção, por exemplo, poderá ser solicitada de forma automática. Isso vai garantir mais segurança e acessibilidade.
  • Segurança pública: a conectividade M2M nesse setor é fundamental, porque vai permitir, a partir do 5G, a expansão da capacidade dos dispositivos conectados, melhorando o monitoramento em tempo real.

 

A tecnologia M2M é segura?

Sim. A comunicação máquina a máquina usa uma tecnologia que permite que dois dispositivos se comuniquem com mais segurança. Esse conceito está ligado à IoT, permitindo acesso remoto e funcionamento de sistemas como rastreamento e robôs, entre outras atividades.

Toda a comunicação é feita por meio dos chips M2M, que trabalham com pacotes de dados. O sistema operacional é seguro e permite mais agilidade para transferir dados.

Sem dúvida, a tecnologia 5G chegará para aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente e introduzir mais rapidamente novos produtos e serviços para os consumidores. Muitos empresários esperam também que o 5G ajude a gerenciar riscos por meio do acompanhamento de ativos e melhoria da segurança.

A conectividade M2M estará presente nas smart cities?

Sem dúvida e estará cada vez mais, usando especialmente a IoT para conectar sistemas e equipamentos. Mas aqui vale uma ressalva: embora o conceito de smart cities seja bem amplo, muitas cidades estão bem distantes da realidade que envolve desenvolvimento urbano, com mobilidade e transporte público sustentável – só para citar alguns itens essenciais nesse modelo de metrópole.

A conectividade M2M é essencial em cidades que têm seus produtos e serviços basicamente calcados na tecnologia. Algumas soluções seriam impensáveis sem ajuda do M2M, a exemplo de:

Coleta de lixo inteligente:

lixeiras com sensores podem avisar quando é hora de fazer a coleta para esvaziá-las e até, as mais modernas, ajudar o consumidor a depositar o lixo certo no recipiente correto.

Monitoramento da iluminação, bueiros, segurança:

são inúmeros os usos que a conectividade M2M pode ter nas smarts cities. Pode controlar a iluminação quando anoitece ou amanhece, pode monitorar bueiros para prevenir enchentes (como ocorreu em São Paulo em uma tentativa de prevenção), ou até mesmo monitorar a segurança pública, alertando para áreas com mais riscos.
Ou seja, a conectividade M2M oferece um universo de possibilidades de uso nos negócios, nas cidades e no campo. A principal preocupação, então, deve ser em relação à empresa que vai permitir o acesso a essa tecnologia.

A Lyra, maior empresa de conectividade do país, consegue estabelecer conexões mais seguras e estáveis com o chip M2M e IoT.

Fale com a Lyra M2M e veja o que podemos oferecer!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados