Tecnologia

Como o LoRaWAN é usado em Smart Buildings?

Por Lyra M2M • 14 de novembro de 2023

As empresas que administram edifícios e/ou condomínios estão cada vez mais utilizando tecnologias para melhorar a eficiência dos prédios que gerenciam, ao mesmo tempo que trabalham para reduzir os custos de operação e manutenção.

Com o mercado disponibilizando uma variedade de sensores sem fio e de tecnologias de IoT, os responsáveis ​​por essas operações podem automatizar a coleta de dados para monitorar o uso de energia, de infraestrutura, de salas e muito mais, transformando o condomínio em um recurso alimentado por dados – um Smart Building que pode fornecer insights sobre tudo ali de dentro.

Equipar uma estrutura com sensores que coletam e relatam dados sobre o ambiente e as estruturas em tempo real, permite que os gestores otimizem as operações e também se previnam contra problemas desnecessários.

Mas nem todas as redes e protocolos são iguais.

Para empresas que buscam colher os benefícios do gerenciamento predial habilitado por sensor, as redes LoRaWAN (Low Power Wide Area Network) fornecem uma solução econômica, eficiente e segura para a conectividade de dispositivos.

Pensando nesse tema, vamos abordar hoje o que são as Smart Buildings, o que é o LoRaWAN e quais as vantagens de se utilizar dispositivos de IoT em prédios e condomínios.

O que é Smart Building?

Smart buildings são “edifícios inteligentes” que incorporam tecnologia avançada para otimizar a eficiência operacional, melhorar o conforto dos ocupantes e reduzir o impacto ambiental.

Esses edifícios são projetados para utilizar sistemas inteligentes e conectados à nuvem ou redes locais, para analisar dados em tempo real e assim tomar decisões informadas sobre o gerenciamento de recursos e operações.

E o que é o LoRaWAN?

O LoRaWAN é um tipo de rede de comunicação sem fio de longo alcance e baixo consumo de energia, projetada especificamente para conectar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) em larga escala.

A tecnologia LoRaWAN permite a transmissão de dados entre dispositivos IoT e uma infraestrutura central, como uma estação base ou gateway, que encaminha os dados para a Internet ou uma rede privada.

Uma de suas principais características é que esse protocolo é ideal para comunicação bidirecional, o que significa que os dispositivos podem enviar dados à estação base e também receber dados de volta.

Esse tipo de rede é altamente escalável, permitindo que centenas e milhares de dispositivos sejam conectados. Porém, deve ser utilizada somente quando há pouco tráfego de dados.

Por que o LoRaWAN é benéfico para proprietários e gestores de edifícios e condomínios?

O LoRaWAN é um protocolo de comunicação adequado para edifícios de escritórios, unidades de várias residências, hotéis e até estruturas maiores como aeroportos, centros de convenções ou até mesmo universidades.

Alguns detalhes que chamam atenção do mercado quanto ao uso desse protocolo são:

  • Longo alcance: os dispositivos LoRaWAN podem se comunicar por longas distâncias, tornando-se ideais para uso em grandes edifícios ou universidades;
  • Baixo consumo de energia: os dispositivos LoRaWAN têm um consumo de energia muito baixo, o que significa que podem funcionar por 10 a 15 anos com uma única bateria;
  • Segurança: o protocolo LoRaWAN fornece criptografia AES de 128 bits de ponta a ponta, combinada com vários modos de operação para proteção da integridade.

O LoRaWAN também consegue manter a conectividade em áreas de difícil acesso, enquanto transfere dados por meio de paredes espessas, construções e até materiais de aço.

Para conhecer outros protocolos e nomenclaturas de conexões sem fio, temos um artigo que aborda os tipos de conexões móveis e as tecnologias usadas nelas.

Exemplos de uso de LoRaWAN em edifícios e campus universitários

Com uma rede LoRaWAN instalada, os gerentes de edifícios e instalações podem automatizar os processos existentes e também melhorar a infraestrutura de áreas específicas.

Para demonstrar como isso ocorre no mundo real, colhemos alguns exemplos de uso desse protocolo em diferentes tipos de edifícios e até mesmo em campus universitários.

1) Detecção de vazamentos

A detecção de vazamentos de água usando LoRaWAN é ideal para fornecer visibilidade 24/7 e proteção contra danos. Com notificações em tempo real de vazamentos, os recursos de engenharia e manutenção de edifícios podem tomar medidas preventivas para evitar inundações, danos e perdas.

2) Melhoria na segurança de prédios e universidades

Os sensores e dispositivos IoT conectados à rede podem ser usados ​​em instalações residenciais, comerciais, de varejo e espaços universitários, para monitorar portas e janelas e assim detectar acessos não autorizados ou movimentos suspeitos.

Essas informações podem ser usadas para alertar o pessoal de segurança sobre possíveis riscos/perigos, evitando possíveis furtos ou vandalismo e criando um ambiente mais seguro.

3) Rastreamento de ativos

Os dispositivos conectados à rede do prédio ou campus podem ser usados ​​para rastrear equipamentos, itens e ativos dentro e fora desses lugares. Isso pode também facilitar o rastreamento de entregas, estoques e reabastecimento de suprimentos.

O rastreamento de ativos também permite uma melhor segurança contra roubos e extravios de objetos que pertençam aos condomínios ou empresas que se encontram nesses prédios.

4) Melhoria na experiência do usuário/morador

Através do uso de aplicativos web, os moradores ou pessoas que utilizam o condomínio podem obter informações sobre disponibilidade no estacionamento, áreas comuns (piscinas, quadras de esportes, offices etc.) e até mesmo sobre os equipamentos do prédio.

Tudo isso ajuda no planejamento do uso das áreas do prédio ou dos escritórios, melhorando a experiência de quem utiliza o Smart Building.

Desbloqueando o potencial dos Smart Buildings

Em uma era de rápido avanço da tecnologia e de maiores expectativas e exigências dos usuários finais, os administradores de edifícios e condomínios enfrentam o desafio de atender às demandas, e, ao mesmo tempo, fazer investimentos oportunos de tecnologia e gestão.

A conectividade de rede pode desempenhar um papel crucial nos edifícios inteligentes, e, embora tradicionalmente seja um obstáculo, explorar soluções inovadoras como LoRaWAN pode revolucionar a maneira como os gestores de prédios e condomínios atendem seus frequentadores.

Com despesas mínimas de infraestrutura e manutenção, os proprietários e gerentes de propriedades/instalações podem aumentar a eficiência e minimizar as despesas, implantando soluções inteligentes de construção de IoT baseadas em LoRa:

  • Monitoramento de temperatura e umidade;
  • Ocupação de salas e offices;
  • Detector de movimento;
  • Medição Inteligente de Água;
  • Incêndio, inundação e monitoramento do nível de CO/CO2.

Além disso tudo, uma rede de sensores econômica oferece às empresas que gerenciam prédios e aos provedores de seguros uma solução comprovada para mitigar os riscos e os custos de manutenção, reparo e furtos, levando a um outro patamar o valor da propriedade e de locação do local.

Este artigo foi uma adaptação do artigo da IoT for All


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados