A Internet das Coisas (IoT) consegue dar suporte a muitas áreas e setores da economia, e uma destas áreas é o varejo.
Os dispositivos IoT já conseguem melhorar a experiência dos usuários em suas compras locais em lojas e departamentos pela cidade, que precisam se modernizar para baterem de frente com as vendas online.
Por isso vemos grandes redes já criando novos serviços e dispositivos em grandes redes estrangeiras, as quais aos poucos começam a mudar também a dinâmica dos varejistas no Brasil.
Mas quando pensamos nesse assunto, erroneamente pensamos somente na questão dos caixas automáticos e robotizados, que não são mais a única opção/solução para agilizar o atendimento em grandes supermercados e lojas de varejo.
Os dispositivos IoT já conseguem dar suporte em muitos problemas relacionados ao varejo e ao setor de atendimento em lojas de maneira geral, como por exemplo captação de dados faciais para “filtrarem o humor de visitantes” em lojas e unidades dessas empresas.
Todavia, essas tecnologias e possibilidades ainda são pouco conhecidas pelo público.
Sendo assim, existem 2 termos e áreas de interesse para esse artigo, os quais explicaremos um pouco a seguir:
A IoT voltada para o desempenho de varejo, muitas vezes referida como “IoT retail efficiency” em inglês, envolve a aplicação de IoT para melhorar a eficiência em lojas e mercados, assim como a otimização da experiência do cliente.
Essa abordagem busca utilizar sensores, dispositivos conectados à internet e análise de dados para aprimorar vários aspectos do varejo, como estoque, gerenciamento de lojas, experiência do cliente e até mesmo a rede logística.
À medida que os consumidores tornam-se mais exigentes, as empresas de varejo enfrentam desafios crescentes em relação à eficiência operacional, experiência do cliente e também a questões e problemáticas em relação à concorrência.
A IoT oferece uma solução abrangente, permitindo que as empresas coletem e analisem dados em tempo real, automatizem processos, melhorem a gestão de estoque, personalizem a experiência do cliente e otimizem a logística de suas lojas.
Portanto, a IoT não é apenas uma inovação tecnológica, mas também uma ferramenta estratégica para impulsionar o sucesso no varejo moderno.
Aparelhos conectados que geram e trocam dados podem revolucionar a forma com que os clientes realizam compras rotineiras, ou até mesmo suas breves visitas em lojas de departamento ou de materiais de construção.
Para melhor exemplificar essas possibilidades, aqui estão alguns exemplos de como a IoT pode ser aplicada para melhorar o desempenho no setor de varejo:
Até agora olhamos tudo praticamente aos olhos de clientes e possíveis usuários desse ecossistema, mas eles não são os únicos a se beneficiarem disso, umas vez que são os colaboradores dessas empresas as pessoas com maior contato e tempo gasto nesses ambientes.
E também não podemos esquecer dos gestores e proprietários de tais lojas, que será o assunto desse próximo tópico.
A IoT também desempenha um papel fundamental na otimização das operações e no aprimoramento da colaboração em equipes e entre funcionários nas lojas e empresas de grande porte, como é o caso das redes de varejo.
À medida que o ambiente de trabalho (workplaces) evolui e se torna mais dinâmico, a IoT oferece soluções inovadoras para melhorar a eficiência e a comunicação.
Com dispositivos conectados e sensores, as equipes podem monitorar ativos, acompanhar a produtividade e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Nesta seção, exploraremos como a IoT está transformando a forma como as equipes e colaboradores interagem e trabalham juntos para alcançar objetivos comuns, impulsionando a eficácia e a eficiência em ambientes de trabalho diversos.
Vamos agora dar alguns exemplos de como a IoT melhora a eficiência operacional do setor de atendimento e serviços como um todo:
Esses exemplos ilustram como a IoT está transformando a maneira como as equipes de colaboradores operam, melhorando a eficácia, a eficiência e a segurança em uma variedade de setores e ambientes de trabalho.
Ao mesmo tempo, a IoT já consegue dar maior autonomia de gestão para proprietários e administradores dessas grandes redes varejistas ou de serviços ao consumidor, que conseguem ter maior visibilidade do trabalho de seus colaboradores no curto e médio prazo, tornando a performance e entrega das empresas ainda melhor do que era sem o uso de tais tecnologias.
A IoT é um assunto fascinante, que se atualiza todo mês e cria, consequentemente, grande expectativa no mercado por novas soluções e serviços.
Se você se interessa por assuntos como IoT e tecnologias M2M – machine to machine –, você pode explorar esse blog onde trazemos novidades e artigos sobre essa indústria.
Caso precise da ajuda de um especialista no assunto, não exite em chamar alguém de nossa equipe para explicar melhor sobre as possibilidades do mundo da IoT.
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.