Tecnologia

Banda Larga Móvel: Qual seu impacto nas empresas de IoT?

Por Lyra M2M • 4 de dezembro de 2025

Dispositivos IoT (internet of things) normalmente funcionam com o chip M2M tradicional, uma vez que precisam enviar e receber poucos dados mensalmente.

Mas e nos casos em que um dispositivo precisa receber e enviar muitos dados em um mês, chegando a demandar pacotes que superam 1 GBps.

Nesses casos, que tipo de chip é utilizado?

Ainda desconhecido para muitos, o chip de Banda Larga Móvel foi criado para possibilitar novos serviços no universo da IoT.

O crescimento no uso da banda larga móvel (mobile broadband) está surgindo como um serviço focado em um novo tipo de mercado, chegando para diminuir a latência e viabilizar experiências de realidade virtual (VR), streaming de vídeos em 8K e até novos modelos de serviços e produtos que antes eram inviáveis com chips comuns.

Segundo uma pesquisa de 2023, é esperado que haja um aumento no número de conexões e dispositivos de IoT 5G (o que inclui modelos de grande consumo de dados) em cerca de 1.100% até 2026.

Pensando nesse mercado emergente, a Lyra M2M trouxe para o Brasil um modelo de chip que oferece pacotes de dados maiores, o qual vamos explicar como funciona e qual é seu diferencial.

Muitos se enganam ao pensar que o preço dos pacotes mensais são altos e fora de alcance para a estratégia de uma empresa, e vamos provar que na realidade é o contrário disso.

Entenda o que é a Banda Larga Móvel: Chips 4G e 5G com banda larga

A banda larga móvel é um tipo de serviço para dispositivos IoT, disponibilizado hoje com a tecnologia da Lyra M2M.

Os chips de banda larga móvel são SIM cards específicos que oferecem acesso a pacotes de dados maiores e com menor latência, trazendo impacto na velocidade que os dados são transferidos.

Diferente dos SIM cards tradicionais do mercado, que focam em serviços de voz e dados para pessoas físicas (smartphones), os chips de banda larga são focados exclusivamente em fornecer grandes volumes de dados para que dispositivos IoT possam enviar e receber dados.

Esses chips podem ser inseridos em dispositivos equipados com modens, roteadores 4G/5G ou até mesmo tablets, com o objetivo principal de oferecer conectividade de alta capacidade para soluções IoT —  câmeras de vigilância e outras atividades que demandam grande uso de dados.

O uso dos chips de banda larga é ideal quando os pacotes tradicionais de 20 MB até 100 MB, normalmente utilizados por tecnologias M2M, não são suficientes para realizar transmissões de vídeo ou streaming.

Note que esse tipo de serviço não tem nenhuma relação com banda larga doméstica, uma vez que é focada para empresas e dispositivos móveis que não sejam smartphones.

Adiante daremos mais exemplos de empresas e processos que podem demandar tais Chips.

Planos de banda larga móvel com a Lyra: Até quantos Gigas é possível ter em um plano?

Diferentemente dos planos de chips M2M tradicionais, esses chips possuem acesso a muito mais gigabytes, podendo chegar a planos de até 300 GB de dados mensais.

Há planos menores também, que podem começar a partir de 2 GBs por mês.

Uma análise do tipo de dispositivo e a quantidade de horas diárias de uso podem revelar qual o pacote ideal de dados, o que pode ser alinhado com um dos especialistas da Lyra.

Falando agora de nossos pacotes, o preço por GB está bem abaixo do mercado, hoje custando menos de R$ 0,60 centavos – o que vale ser alinhado com a equipe de vendas na hora de comprar seu pacote, pois há promoções diferentes dependendo da época do ano.

De qualquer forma, como a própria imagem abaixo nos mostra, o preço da Lyra M2M é bem competitivo e cabe perfeitamente na estratégia de muitos negócios que utilizam câmeras e tecnologias IoT que precisam transferir muitos dados diariamente.

Planos de Chip Banda Larrga

Post original no Linkedin que falou sobre essa matéria.

 

Principais características dos Chips de Banda Larga

Mas afinal, o que difere esse tipo de chip e seu pacote de dados dos demais chips no mercado?

  • Planos com grandes volumes de dados: Esses chips/SIM cards podem oferecer pacotes de dados que variam desde algumas dezenas de gigabytes até 300 GB ou mais por mês.
  • Cobertura móvel: Dependendo da operadora, esses chips funcionam em redes 4G e 5G, proporcionando acesso à internet em áreas com cobertura.
    Isso é especialmente útil em regiões onde a conexão de banda larga fixa não é viável ou em projetos que não podem contar com a internet fixa tradicional.
  • Flexibilidade e mobilidade: Uma das grandes vantagens desses SIM cards é a possibilidade de levar a conexão de internet para qualquer lugar, desde que haja sinal da operadora. Isso é ideal para empresas de transporte e logística.
  • Uso com maior velocidade: Empresas que precisam do uso de vídeo e compartilhamento de imagens em tempo real podem se beneficiar com o uso da alta velocidade disponibilizada por esses chips, uma vez que chips tradicionais de IoT transmitem poucos dados e não possuem alta velocidade. Temos um exemplo disso nas bodycams.

Quem se beneficia com a banda larga móvel?

Empresas que atuam em áreas onde a infraestrutura de internet fixa é limitada ou inexistente, como fazendas, canteiros de obras, plataformas de petróleo e outras localizações remotas, podem se beneficiar muito desses chips.

Com um chip de banda larga, eles podem acessar dados em tempo real, enviar relatórios e se comunicar com a base, independentemente da localização.

Porém, existem áreas e mercados que vão se beneficiar mais da banda larga móvel, como é o caso dos exemplos abaixo:

Uso de vídeo constante

Em serviços onde o uso de vídeo e streaming forem constantes, o uso desses chips poderá ser um divisor de águas.

As empresas poderão explorar novas possibilidades com streaming e envio de vídeos, ajudando a melhorar o trabalho de certos profissionais que precisam gravar vídeos ou verem filmagens em tempo real.

O setor de segurança e obtenção de filmagens terá um grande upgrade em sua capacidade de armazenar e processar vídeos.

Um exemplo aqui no Brasil é o Smart Sampa, que é um sistema monitoramento que pode utilizar a banda larga móvel em conjunto com a internet fixa.

Vale lembrar também que jornalistas e pessoas que trabalham com vídeos podem se beneficiar desse tipo de tecnologia para fazer conteúdo ao vivo e em alta resolução, como é o caso de Youtubers e criadores de conteúdo.

Empresas de transporte e logística

Empresas de transporte, que operam frotas de veículos, podem usar chips de banda larga para conectar seus veículos à internet, permitindo monitoramento em tempo real, comunicação com os motoristas, e atualização de rotas com base em dados de tráfego e condições das estradas.

Além disso, entregadores e serviços de correios e similares já utilizam dispositivos para tirar fotos e obterem assinatura manual da pessoa que recebe pacotes e encomendas.

Esses dispositivos, assim como scaneadores de códigos de barras, podem começar a usar a banda larga móvel, uma vez que vão ter que enviar e receber dados em alta resolução.

Empresas que usam Tablets e tecnologias similares em campo

A Lyra M2M já realizou parcerias com empresas de pesquisa de mercado, onde funcionários, em nome de uma empresa, abordam pessoas de uma determinada região ou município.

Como pode haver a necessidade de se mostrar fotos e vídeos, ou até mesmo completar procedimentos pelo sistema da empresa, é muito comum que essas empresas que fazem pesquisas contratem chips de banda larga móvel, uma vez que um único dispositivo (como um tablet) pode consumir em um único dia o que um chip M2M comum consumiria em duas semanas.

Plataforma de gestão de dados e controle de múltiplos SIM cards

Imagine poder controlar seus dispositivos e Chips M2M de um único lugar?

A plataforma Lyra M2M permite você ter controle total dos seus ativos, contando também com relatórios e diagnósticos em tempo real sobre como está a conexão de cada unidade ou aparelho conectado.

Nesse tipo de plataforma, o usuário consegue identificar cada unidade/dispositivo e ver como está sua performance, podendo fazer alterações ou até upgrades específicos no local de acordo com a necessidade (pacotes de dados maiores ou menores, por exemplo).

Assim, uma empresa consegue realizar a gestão remota de vários chips simultaneamente, mesmo que estejam em cidades ou estados diferentes de um país.

Nossa plataforma também conta com mapa de calor e outras features desenvolvidas para melhor rendimento de dispositivos e melhor conectividade 24/7 para os usuários e clientes.

Customização dos pacotes e distribuição de dados 

Um dos fatores mais interessantes dos planos da Lyra M2M é que é possível customizar o uso dos dados e distribuir de acordo com a região ou aplicação que utiliza o SIM card.

Para saber em detalhes como ou onde você vai usar seus dados, basta acessar a plataforma/App da Lyra, que permite ver o consumo e o mapa de calor por região, permitindo uso estratégico dos dispositivos móveis.

Caso você precise tirar dúvidas com nossa equipe, não hesite em nos chamar e em entrar em contato conosco clicando no link abaixo.


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados