Tecnologia

Qual a função de um mapa de calor do sinal das operadoras de telefone móvel?

Por Lyra M2M • 1 de junho de 2023

Um mapa de calor tem muitas funções. Quando se trata de telefonia e o mercado de Telecom, esses mapas ajudam a entender como o sinal móvel (rede de dados) é distribuída em cada região.

A distribuição de sinal não é uniforme ou igual pelos municípios e bairros, e há diferença no sinal até mesmo de uma rua ou bairro para outro.

Isso faz com que empresas que não possuam acesso a essa informação tenham problemas na hora de planejar ou adquirir chips M2M conectados com a internet móvel, pelo fato de comprarem, muitas vezes, chips de operadoras que não são os mais adequados para seus dispositivos que necessitam de sinal e distribuição regular.

Com uma simples consulta a um mapa de calor isso seria evitado!

Para você poder entender melhor a importância dos mapas de calor e como eles funcionam, criamos esse artigo que pode esclarecer algumas dúvidas e pontos referentes a esses mapas e softwares que permitem a consulta dos mesmos.

Também será abordado como esses mapas ajudam as empresas e como podem mudar a forma com que lotes de chips M2M são adquiridos pelas empresas, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

O que é o mapa de calor usado na Telecom?

Algumas empresas que trabalham com chips M2M, como é o caso da Lyra, fornecem aos seus clientes a possibilidade de ver os mapas de calor de regiões geográficas que possuem sinal de rede móvel.

Com esses mapas, é possível ver “a força do sinal” que existe em uma determinada região, bairro ou CEP.

Quando o mapa apresenta uma região em vermelho, que está “quente”, significa que existe uma boa cobertura de rede móvel. Cores mais frias, como o azul, demonstram que a cobertura em determinada região ou bairro não é boa.

Abaixo, podemos ver como é a interface da ferramenta da Lyra no Desktop:

Nesta imagem, é possível ver como o 2G da TIM está bem distribuído na cidade e da estrada sentido norte de Uberaba. Porém, ao mudarmos para o 4G, o cenário é muito diferente, como é possível ver abaixo:

No caso do 4G, o sinal se concentra somente no centro da cidade, não tendo sinal nos arredores ou na estrada sentido norte.

Ao norte de Uberaba – sinal 2G da Vivo também possui alguns pontos acessíveis, enquanto o 4G também fica somente no centro da cidade.

Olhando esses mapas de calor fica mais perceptível que para as fazendas que usam tecnologia 2G, os chips da Vivo se revelam a opção mais indicada.

Porém há um caso específico. Ao redor da chácara Vila Toscana, a tecnologia 2G da Tim se mostra a melhor opção (como está na primeira imagem).

Por meio desses mapas é possível saber qual geração de rede móvel tem um melhor sinal em determinada região, uma vez que é possível filtrar, por exemplo, apenas por 3G ou somente pelo 4G em determinada área.

Além disso, quem tem acesso ao mapa de calor pode buscar por essas informações de acordo com cada empresa de telecom (Tim, Claro, Vivo, etc.) na região de seu interesse, o que facilita a implementação e compra de chips para um determinado lugar ou região.

Ranking de sinal

Como complemento, na plataforma da Lyra M2M, além de ter acesso ao mapa de calor, o usuário tem acesso ao ranking de sinal.

E como ele funciona: ele permite consultar o sinal de todas operadoras e todas tecnologias (2G, 3G e 4G) em uma determinada localização. Com isso, uma empresa pode fazer um comparativo para tomar uma decisão baseada em dados sobre qual é o melhor chip em uma localidade.

Veja o exemplo abaixo no endereço da Lyra em São Paulo:

Imagem do ranking de sinal no aplicativo da Lyra M2M em smartphones, onde a Claro se mostra como a melhor opção.

Como os mapas de calor facilitam o trabalho das empresas de tecnologia?

Normalmente, quando uma empresa compra lotes de chips para instalar em seus dispositivos, eles compram unidades a mais para suprir a necessidade de testar chips de várias marcas.

O que ocorre é um jogo de “tentativa e erro” para ver qual o melhor chip para cada dispositivo em cada região.

Isso resulta em gastos desnecessários para as empresas, que acabam comprando vários chips, criando vários contratos (que chegam a durar meses), mas usando somente uma parte desses chips.

Quando uma empresa tem acesso ao serviço de mapa de calor de sinal de dados, é possível planejar previamente quais chips e de quais operadoras serão adquiridos, e assim evitar gastos desnecessários com pacotes de dados com as operadoras.

Agora que explicamos esses pontos, vamos responder algumas perguntas um pouco mais específicas sobre esse assunto.

1. Qual a melhor maneira de usar os mapas de calor?

O cenário ideal é aquele em que a empresa primeiro acessa as informações do mapa de calor, e depois planeja a compra dos chips.

Na plataforma Lyra M2M, é possível fazer filtros para visualização de regiões e municípios de acordo com a geração (2G, 3G, etc) e também de acordo com as operadoras disponíveis.

2. Como é feita a consulta do mapa de calor em lotes ou em alto volume de localizações?

Para as empresas que possuem centenas de dispositivos, e que precisam obter a informação de todos eles em uma base, é possível fazer uma consulta via API pela plataforma da Lyra.

Com isso, a empresa consegue obter em um dashboard as informações necessárias de acordo com cada localidade ou coordenada, que vai dizer qual a melhor operadora em cada ponto ou região de interesse.

A Lyra fornece um tutorial para novos clientes de como é possível fazer esse processo de busca de múltiplos lugares e regiões.

3. Somente empresas grandes podem se beneficiar dos mapas de calor de Telecom?

Não importa o tamanho da empresa que está prestes a adquirir chips M2M, saber com antecedência sobre a região a ser atendida ou utilizada é um ótimo privilégio para um planejamento eficiente do uso de dados e de recursos da empresa.

Enquanto empresas grandes podem fazer múltiplas consultas para a instalação de novos dispositivos, as empresas menores realizam uma análise mais detalhada das regiões que pretendem ter conexões (por exemplo, maquininhas de cartão).

Dessa forma, seu crescimento e ampliação de serviços se torna mais sustentável, uma vez que não há erros com a compra de chips com baixo sinal, o que é um erro comum por parte de empresas que estão começando na área, ou que não sabem da existência desse tipo de serviço de mapas de calor.

Onde posso falar com um especialista para tirar dúvidas?

Caso você tenha interesse em saber mais sobre os serviços de mapa de calor para analisar uma área ou região, recomendamos que fale com nossa equipe de especialistas no assunto, que terão um grande prazer em tirar suas dúvidas.

 

 

 

 


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados