O Chip de redundância, conhecido ainda por alguns como “chip multioperadora”, foi muitas vezes lembrado pelas empresas por sua flexibilidade nos momentos que exigiam conectividade para máquinas e dispositivos IoT (internet of things).
Mas como tudo tende a evoluir e a demandar novas soluções, não seria diferente com as telecomunicações e com os chips que dão suporte à área.
Agora existe uma possibilidade que para muitos é ainda melhor que o chip de redundância: o Chip Multi-IMSI.
Esse chip está ficando conhecido pelo fato de aumentar a vida útil de alguns projetos e ideias relacionadas a IoT e M2M, uma vez que diminui algumas ocorrências e interrupções de sinais que podem ser comuns com outros tipos de chips.
Se você ainda não conhecia o chip ou cartão SIM multi-ISMI, vamos explorar nesse artigo um pouco sobre essa tecnologia e o que a diferencia das demais.
Um IMSI (International Mobile Subscriber Identity) é um código único gerado e armazenado no SIM card, que identifica todos os assinantes de telefonia móvel em qualquer rede global.
O número é armazenado no próprio cartão SIM e não é movido ou alterado quando esse número de celular é transferido para um cartão SIM diferente.
Ele funciona como um código numérico, composto por três componentes principais: o Código Móvel do País (MCC), o Código da Rede Móvel (MNC) e o Número de Identificação do Assinante Móvel (MSIN).
Servindo como um identificador único, o IMSI desempenha um papel importante na distinção e autenticação de assinantes móveis dentro de uma rede de telecomunicações, fazendo com que cada código seja diferenciado dos demais.
Um chip padrão entrega a possibilidade de haver somente um IMSI associado ao chip ou aparelho, o que é uma barreira considerável quando pensamos em conectividade de dispositivos em áreas diferentes.
Um Chip multi-IMSI possui dois ou múltiplos códigos de IMSI, o que permite que os assinantes troquem de operadora conforme necessário e se conectem a um número significativamente maior de redes.
Esse SIM card permite a mudança de provedores (MNOs) de acordo com a necessidade da empresa e do dispositivo, o que é um grande diferencial na área e assuntos de IoT.
As vantagens dos chips Multi-IMSI incluem conectividade aprimorada, cobertura de rede ampliada e uma grande economia em potencial. Abaixo estão alguns dos benefícios principais de seu uso:
Os cartões SIM Multi-IMSI são vantajosos para viajantes internacionais. Ao suportar IMSIs de diferentes redes móveis a nível mundial, os utilizadores podem alternar facilmente entre redes em diferentes países, evitando problemas de roaming e desfrutando de uma melhor conectividade.
O mesmo vale para empresas que trabalham com soluções IoT, uma vez que entregam produtos por todo o planeta, tornando a experiência do usuário melhor e mais vantajosa ao oferecer esse tipo de cartão SIM.
Os chips Multi-IMSI podem gerar economias de custos, especialmente em termos de tarifas de roaming. Os usuários podem escolher a rede que oferece as tarifas mais econômicas para sua localização específica, reduzindo o gasto geral com comunicação móvel.
Além disso, o chip Multi-IMSI permite que o usuário selecione dinamicamente a operadora com base em critérios como custo e qualidade de serviço. Já o chip de redundância geralmente não oferece tal flexibilidade, pois mantém “cópias” da mesma operadora.
Para ficar mais claro, vamos fazer agora uma comparação de um chip de redundância com o chip multi-IMSI.
Certas empresas possuem não 5 ou 10 aparelhos conectados, mas centenas deles em um mesmo estado ou país.
Por meio da utilização de chips multi-IMSI se torna mais fácil o fluxo de tarefas e de gestão de tais dispositivos, uma vez que conseguem automaticamente mudar de operadora ou fornecedor de sinal onde operam.
Isso faz com que uma empresa gaste menos tempo configurando aparelhos e dispositivos de sua frota, assim como uma diminuição nas reclamações e queixas de clientes.
À primeira vista, ambos chips podem parecer iguais, mas há algumas diferenças fundamentais e estratégias entre eles.
Ambos os chips visam aprimorar a conectividade do usuário, garantindo uma experiência de rede mais estável e confiável, assim como alternância dinâmica entre diferentes redes.
Porém, o Multi-IMSI se destaca pela capacidade de suportar identificadores de várias operadoras em um único cartão SIM, proporcionando uma escolha mais ampla de redes.
Em contraste, o chip de redundância geralmente opera com duplicatas de uma única operadora, não permitindo utilizar outras bandeiras com tanta facilidade.
Enquanto ambos podem proporcionar redundância, o Multi-IMSI tem a vantagem adicional de possibilitar a escolha de operadoras com tarifas mais vantajosas, potencialmente resultando em economia de custos, especialmente durante roaming internacional ou áreas de difícil acesso à rede de internet móvel.
Portanto, uma das suas maiores vantagens está na capacidade de levar em consideração cada país e sua infraestrutura local, selecionando as melhores operadoras com base nos custos e na quantidade de redes.
Quando um chip desse tipo entra em um país diferente, ele seleciona automaticamente o melhor IMSI.
Leia também: O que é um Chip M2M?
Muitas empresas possuem projetos incríveis na área de IoT e de uso/troca de dados entre dispositivos, mas por falta de expertise em conectividade e na infraestrutura que permite tais trocas, seus projetos acabam tendo rendimento muito inferior ao desejado pela empresa.
Isso poderia ser diferente se tivessem acesso a ajuda de especialistas em questões como conectividade e cálculos relacionados a planta/desenho do projeto de IoT.
Com mais de 15 anos de experiência nesse mercado, a Lyra M2M está preparada para dar suporte e assistência para sua empresa e possível projeto que demande conectividade de alta escala. Se estiver com dúvidas sobre o assunto, não hesite em falar com um de nossos especialistas.
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.