Em 2024 chegou no mercado os óculos de realidade virtual (virtual reality, ou VR), que permitem que pessoas fiquem imersas em meio a aplicativos e soluções digitais a todo instante.
É possível ver nas redes sociais ou na televisão vídeos que mostram pessoas utilizando isso nas ruas, no transporte público e em diversos lugares, levantando a curiosidade em torno dessa nova tecnologia.
Por mais que isso ainda seja algo um pouco fora da realidade do brasileiro, uma vez que os preços de tais dispositivos da Apple custa 30 mil reais (vide a data desse post), será só uma questão de tempo para esse item se tornar comum em nosso cotidiano.
Com os smartphones foi assim, eram celulares caros, que ficaram mais acessíveis a ponto de se tornarem item comum da economia, e que quase todo mundo tem um, ou mais!
Dentro de poucos anos, o mercado de tecnologia vai ser fortemente impactado por isso, conforme a adoção da tecnologia for crescendo e se tornando frequente.
No momento temos 2 visores/óculos principais no mercado. O vídeo abaixo fala brevemente de ambos:
Agora que você já sabe de quais óculos de realidade virtual estamos falando, vamos mostrar como aproveitar e se preparar para essa tendência. Vão ser 5 possibilidades e tendências com os óculos de realidade virtual.
Além disso, vai entender como se beneficiar e até mesmo lucrar com a criação de produtos e soluções relacionadas ao assunto.
Você hoje provavelmente trabalha com marketing digital fazendo vídeos e anúncios em banners, os quais as pessoas clicam caso tenham interesse.
Essa é a maneira mais “avançada” do momento quando se trata de anúncios, que contam com especialistas para impactar pessoas.
Porém, com o advento dos óculos de realidade virtual, as fronteiras do marketing e da mídia paga irão muito além.
Pessoas poderão ser impactadas quando passarem na frente de certas lojas, e poderão ver animações em 3D enquanto utilizam seus dispositivos.
As empresas poderão criar estratégias específicas, uma vez que teremos um novo ponto de contato com as pessoas em sua jornada de compra, podendo trazer uma experiência mais imersiva em relação às marcas (isso será um dos pontos do artigo mais à frente).
E como sua empresa vai se preparar para isso? Tendo dispositivos conectados à nuvem para impactá-las de várias formas diferentes.
A chave vai estar no 4G e 5G, e na possibilidade de enviar dados a essas pessoas, estejam elas onde estiverem.
Dispositivos IoT e M2M possuem um fator em comum: a capacidade de gerarem dados e de trocarem tais dados uns com os outros.
Os óculos de realidade virtual vão permitir que dispositivos inteligentes possam enviar dados para eles, e que juntos tenham novas funções.
Ou seja, imagine seu smartwatch ou seus eletrodomésticos se comunicando com a realidade virtual de seu visor?
As fronteiras são ilimitadas, sendo que temos uma grande janela de oportunidades de invenções e criações de apps para atender vários públicos no futuro. Quem se preparar para isso agora, terá em mãos um verdadeiro oceano azul na criação de aplicativos e novos serviços.
Quando pensamos no Apple Vision ou em produtos similares, lembramos imediatamente da experiência imersiva.
Toda publicidade em torno do assunto envolve pessoas jogando jogos ou imersas em um mundo virtual, cheias de possibilidades feitas através de suas lentes.
Mas para que isso seja realmente real, é necessário que empresas criem projetos e softwares que levam essa possibilidade até os dispositivos.
Temos um cenário incrível para aqueles que desenvolvem jogos, animações 3D ou maquetes e desenhos interativos – o que hoje é feito de maneira similar com smartphones.
As empresas poderão criar não somente melhores campanhas de marketing e vendas, como já citado, mas experiências novas sendo feitas à distância, como reuniões do trabalho, visitas a museus ou até mesmo a criação de apps de paquera e de diversão sendo feitos com o uso dos óculos de VR.
Falamos desse assunto de criação de aplicativos IoT nesse artigo.
Os óculos de VR com tecnologia IoT podem oferecer assistência em tempo real em uma variedade de cenários.
Por exemplo, os técnicos de manutenção podem usar óculos de VR para receber orientações passo a passo enquanto realizam reparos em equipamentos complexos.
Tais óculos podem exibir instruções passo a passo diretamente no campo de visão do usuário. Isso é especialmente útil em situações onde um problema complexo precisa ser resolvido rapidamente e a presença física de um especialista não é viável.
O mesmo vale para treinamentos e certificações que exigem provas manuais, como pilotos, médicos, técnicos em máquinas e outras tantas profissões.
Médicos e especialistas em assuntos específicos vão poder dar suporte de maneira virtual, ainda que isso ainda seja um pouco intangível e difícil de imaginar no momento.
Uma área interessante a ser explorada é a de informações contextuais, colocando textos e mostrando informações pelos locais físicos onde as pessoas estiverem.
Em setores como turismo e hospitalidade, os óculos de realidade virtual podem servir como guias turísticos virtuais, fornecendo informações contextuais sobre pontos de interesse, locais históricos e atrações diversas.
Os visitantes podem explorar locais remotamente enquanto recebem comentários e informações relevantes sobre o que estão vendo.
A área de eventos pode se beneficiar de serviços que mostram informações virtualmente sobre museus, galerias de arte e muitos outros temas que hoje sofrem com a falta de informações visíveis aos usuários.
Shopping centers podem também se beneficiar desse tipo de serviço com informações contextuais, tanto nas lojas, praça de alimentação e demais áreas de interesse.
Nosso conhecimento dessa invenção ainda é limitado, uma vez que é algo muito recente no planeta. Cabe agora aos empresários em apostarem em tecnologias e soluções que se aproveitem dessa nova onda, e que possam criar marcas e empresas que utilizem dessa invenção.
Caso queira saber mais sobre as possibilidades do mundo da internet das coisas (IoT), clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.