Tecnologia

Tendências de IoT em 2024

Por Lyra M2M • 14 de março de 2024

O mercado tecnológico é extremamente volátil, fazendo com que novas invenções substituam tecnologias que eram amplamente usadas durante vários anos, senão décadas.

O mesmo vale para as tecnologias e dispositivos de internet das coisas (IoT), os quais ainda não exploraram todo seu potencial, e estão longe de esgotarem suas possibilidades.

Visando essa questão, estamos trazendo algumas das principais tendências de IoT para o mercado nesse ano de 2024.

Vamos considerar tanto tecnologias mais estabelecidas quanto possíveis previsões reconhecidas em eventos e portais internacionais, como é o caso do “Internet 2.0 Conference”.

Seja como for, é bom estarmos atentos para essas oportunidades, uma vez que elas podem acertar em cheio nosso mercado e a forma com que monetizamos nossas soluções e tecnologias.

Algumas das principais tendências de IoT para 2024

1) Blockchain continua a promover a segurança digital

O Blockchain, para aqueles que não se lembram, é uma tecnologia de registro descentralizado, onde as informações são agrupadas em blocos encadeados, e cada participante da rede possui uma cópia idêntica desse histórico.

A tecnologia de blockchain promete melhorias na segurança da Internet das Coisas (IoT), assegurando um registro de transações mais transparentes. Isso pode auxiliar na construção de confiança entre os usuários e garantir a integridade na troca de dados, o que é especialmente crucial em setores como análises e autenticação.

A convergência da computação de borda (edge computing), inteligência artificial, 5G e do blockchain está inaugurando uma nova era para a IoT além de 2024. Essas tecnologias estão cada vez mais prontas para remodelar como interagimos com o mundo digital, proporcionando eficiência aprimorada, segurança e conectividade para diversas aplicações.

2) Edge Computing descobre a IA e o 5G

A Computação de Borda refere-se à capacidade de dispositivos analisarem dados no local onde são capturados, em vez de enviá-los para um servidor centralizado, como um serviço em nuvem, para armazenamento e análise.

As arquiteturas de edge computing não são novas, mas sempre “sofreram” e se limitaram devido ao 3G e 4G, que é a conexão móvel mais comum ainda em muitas localidades. Porém isso mudou.

Com o aumento dos volumes de dados, surge a necessidade de obter insights de maneira cada vez mais rápida, possibilitando ações ágeis e reduzindo os custos associados ao envio de dados brutos para a nuvem. Tanto o 5G quanto a inteligência artificial trazem novas possibilidades para essa missão, e o Edge começa a ser melhor visto pelas empresas.

Um exemplo prático de dispositivos de borda são os veículos autônomos, que precisam interpretar dados de suas câmeras para identificar riscos na estrada sem depender do envio desses dados para a nuvem e aguardar respostas.

De 2024 em diante, é esperado que o 5G e a plataformas de IA viabilizem tais procedimentos pelo mundo.

3) IoT Sustentável

Tudo que envolve sustentabilidade e reutilização está em pauta há alguns anos. Como as tecnologias de IoT utilizam sensores e sistemas que ajudam na produção de bens, essa tecnologia vai dar grande suporte em projetos sustentáveis.

O mesmo vale para a economia de recursos, uma vez que se torna mais fácil de acompanhar e rastrear eventuais problemas na cadeia de produção.

A IoT está sendo utilizada para otimizar estoques, entregas e cadeias de suprimentos, garantindo o uso eficiente de recursos no armazenamento e distribuição de produtos. A tecnologia também pode ajudar a determinar se os produtos estão sendo descartados de maneira correta ou se estão sendo reutilizados como deveriam.

As possibilidades sustentáveis são várias, mas como boa parte delas ainda não foram criadas, permanecem ainda em nossa imaginação e especulação.

4) Experimentos com objetos de controle facial e mental

Ainda que seja algo um tanto futurista, empresas como a Elon Musk’s Neuralink e Amazon estão todos os anos mostrando protótipos e possíveis novidades de IoT para o mercado.

Para facilitar a vida das pessoas, a usabilidade de alguns desses objetos começa a ser estudada de maneira alternativa, abrindo portas para o controle mental/neural de aparelhos, assim como outras formas motoras de se controlar e usar os dispositivos.

Em muitos casos, os dispositivos a controlarem e darem suporte a tais procedimentos vão ser dispositivos IoT e interconectados, uma vez que deverão trocar dados tanto entre as máquinas quanto com a rede.

Um exemplo desses novos dispositivos que podem ter grande influência no mundo dos wearables é o “mouse pad” controlável com a língua. O dispositivo é colocado na boca, como uma espécie de aparelho dental:

embed: https://www.youtube.com/watch?v=OrEe29r9ysg

5) Digital Twins (gêmeos digitais)

Digital twins são representações digitais de objetos, sistemas ou processos do mundo real. Essas representações são criadas utilizando dados coletados por sensores e outros dispositivos conectados, e são usadas para modelar, monitorar e analisar o desempenho de elementos do mundo físico em tempo real.

Eles podem ser utilizados para diversas finalidades, como diagnóstico, otimização, monitoramento, controle da utilização e desempenho de ativos diversos.

Além disso, de acordo com a Fortune Business Insights, o tamanho global do mercado de digital twins foi avaliado em 6,75 bilhões de dólares em 2021 e é projetado para crescer para 96,49 bilhões de dólares até 2029, exibindo uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 40,6% durante o período de previsão.

A tecnologia de digital twins se funde nos domínios da IoT, inteligência artificial e análise de dados. Por causa disso, ela pode facilitar o controle e gestão por parte de profissionais de TI e engenheiros de dados, que vão precisar ter acesso e resiliência via nuvem, uma vez que o big data vai demandar muito processamento e velocidade.

Conclusão

Hoje você pôde ver um pouco sobre o mundo da IoT e da conectividade de ativos, que é o assunto de interesse de muitas empresas pelo mundo.

A Lyra M2M é uma empresa especializada no assunto, onde damos grande suporte com soluções e procedimentos para ajudar empresas a crescerem com ajuda da transformação digital.

Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas, que podem te dar mais orientações sobre o assunto, e claro, sobre como é criado um projeto de IoT em seu negócio. Teremos um enorme prazer em ajudá-lo com seu projeto de conectividade.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados