Tecnologia

Por que você deve migrar para o Cat-M e quais suas vantagens?

Por Lyra M2M • 29 de agosto de 2023

O Cat-M, também chamado de Cat-M1, é um protocolo de comunicação de rede móvel de longo alcance, muito utilizado na indústria e na área de M2M (machine to machine).

Hoje, podemos dizer que o tipo de rede necessário para o Cat-M (4G) já possui abrangência nacional, o que não cria nenhum impedimento para a adoção dessa tecnologia.

Porém, como muitas empresas investiram massivamente em tecnologias 2G nas últimas duas décadas, isso criou um efeito de “aversão” ou atraso na adoção do Cat-M no país. Enquanto países estrangeiros já estão desligando o 2G em muitas regiões, o mesmo ainda não ocorreu no Brasil.

Há empresas e pessoas que não estão esperando o “aviso final” dessa conexão, já fizeram a migração para redes e tecnologias superiores, e relataram bons resultados com a utilização do Cat-M.

Mas afinal, o que você deveria saber sobre o Cat-M? Por que a migração para essa conectividade pode ser benéfica para o seu negócio?

Veja mais sobre o assunto no artigo de hoje.

Por que migrar o quanto antes para o Cat-M, e quais as vantagens dessa conexão?

Como muitos já sabem, é só uma questão de tempo até o 2G começar a entrar em desuso no Brasil, o que pode levar no máximo dez anos.

Sendo assim, o Cat-M é visto como uma boa alternativa para diversas tecnologias de M2M e IoT (Internet of things).

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é que ela é mais estável em comparação com o 2G, onde muitos usuários de chips desse tipo de rede reclamam de instabilidade e baixa velocidade – o que chega a inviabilizar projetos mais robustos de M2M.

Além disso, o 4G, utilizado pelo Cat-M, possui melhor cobertura geográfica e baixa latência, tornando o tempo de resposta e de troca de dados entre máquinas e chips mais veloz.

Outro detalhe importante é que aos poucos o Cat-M está se tornando o tipo de conectividade padrão (standard) para muitas máquinas e dispositivos M2M.

Isso significa, do ponto de vista do usuário, que você deixa de ter serviços e hardwares disponíveis no mercado para usar outras conectividades mais antigas, além de começar a ter mais opções e serviços ligados ao Cat-M.

O mito dos altos preços da conectividade Cat-M

Uma das barreiras de entrada no mercado brasileiro foi, por muito tempo, a questão relacionada aos preços dos aparelhos que utilizam o Cat-M.

Mas nos últimos 3 anos, o número de opções de dispositivos M2M que utilizam essa conectividade cresceu, e o preço ficou mais em conta para compras em lote.

Por isso, a crença de que os preços dos dispositivos Cat-M ou NB-IoT são elevados não é mais uma realidade.

Quando o Cat-M é (e quando não é) ideal para você?

Se você ou sua empresa pretendem utilizar máquinas e dispositivos com pacotes de dados maiores e que precisam de alta disponibilidade de sinal, o Cat-M é para você.

Quem usa dispositivos móveis que não ficam fixados em um determinado local também deve adotar essa tecnologia, uma vez que continuar com o 2G pode ser uma grande desvantagem.

Há também o fato de que nesse tipo de conectividade o número e/ou volume de hardwares e aparelhos disponíveis no mercado é muito maior, aumentando suas opções na hora de escolher que tipo de empresa ou hardware pode te atender.

Todavia, se você ou sua empresa usam máquinas e equipamentos com baixa demanda/consumo de dados, com menos do que 4 Mbps mensais, o NB-IoT seria o ideal.

Isso porque o Narrow Band funciona melhor para soluções que não precisam trocar dados constantemente e fazem trocas mais simples, como é o caso de soluções de telemetria para Utilities.

Como conseguir seu chip Cat-M?

Hoje, a Lyra oferece a seus clientes os chips Cat-M ao invés de um chip “4G padrão”. Chegamos à conclusão, depois de alguns testes, de que o Cat-M era mais rápido e tinha uma melhor resposta nos dispositivos de nossos clientes.

Ou seja, todas as empresas que agora se tornam clientes da Lyra recebem automaticamente um SIM card compatível com Cat-M.

Como muitos chips do mercado possuem uma vida útil média de 3 anos, muitas empresas ainda não adotaram o Cat-M ou tecnologias mais novas. Mas é só questão de tempo até a grande maioria das máquinas de pagamento e outros dispositivos M2M se tornarem Cat-M.

Para ter acesso a mais informações para o seu projeto de conectividade ou poder tirar dúvidas sobre o tipo de conexão ideal para a sua empresa, fale com a gente!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados