Tecnologia

E-ticketing: Como se preparar para essa tendência?

Por Lyra M2M • 23 de janeiro de 2024

A utilização do smartphone para pagamentos sem contato (contactless payments) já é uma tendência perceptível em muitos lugares, e aos poucos começa também a surgir um outro benefício derivado dessa tecnologia.

As empresas começaram a disponibilizar pontos de vendas e de leitura de cartões, bilhetes e tickets, tornando a entrada e uso de transporte público algo automatizado, graças a uma tecnologia similar.

O E-ticketing é um fenômeno que começa a ser visto em aeroportos, eventos, no transporte público e poderá abraçar outras esferas do mercado.

Você provavelmente já viu sensores e leitores de código, e ficou imaginando como eles funcionam ou como se conectam à internet. Pode até mesmo ter cogitado a possibilidade de usar em seu negócio para facilitar as transações de usuários ou de recursos financeiros.

Se foi este seu caso, vamos explicar melhor como é o funcionamento desses dispositivos.

O que é E-ticketing?

O E-ticketing é a possibilidade de pagar e fazer transferências “sem contato” ou online, a fim de realizar a compra ou pagamento de ingressos e passagens de diversos tipos.

Dispositivos de E-ticketing podem ser vistos em vários lugares no cotidiano, como nos ônibus – onde o passageiro pode pagar com uma carteira digital – ou em lojas em geral.

Normalmente as empresas de transporte que utilizam o E-ticketing disponibilizam Apps específicos para serem utilizados pelo usuário, como é o caso da CPTM em São Paulo. Esses pagamentos são somente possíveis graças a cartões que os usuários possuem ou a Smartphones com a função NFC, que permite pagamentos sem contato.

Essa facilidade também pode ser utilizada onde não há presença humana para pagamentos, como as vending machines, estacionamentos (principalmente os inteligentes) e em trens e metrôs.

Observação: Existem também os E-tickets, que são ingressos e passagens digitais, usados para eventos, viagens, e claro, voos em aeroportos. Tais ingressos e tickets não possuem relação direta com os meios de pagamentos sem contato em pontos de venda, como os citados anteriormente.

Quais os dispositivos envolvidos nesse processo?

Claro que o componente principal dessas transações e trocas de dados é o mobile ou cartão do usuário, uma vez que ele permite que a venda/compra ocorra.

Mas nada disso seria possível sem os dispositivos e terminais localizados pela cidade ou pelo transporte público.

Sendo assim, temos que considerar os leitores de códigos e pontos de autoatendimento, que realizam a transferência de dados instantânea e permite que o usuário compre ou utilize um determinado serviço.

Em muitos casos, como no caso de ônibus e lugares sem acesso a uma rede WI-Fi local, há a necessidade de conectar o terminal com a rede móvel, o que acaba necessitando de tecnologias M2M, as quais a Lyra é especializada.

Cada empresa ou tipo de acesso utiliza um modelo de leitor. Por exemplo, o usuário pode ter apenas um QR code no seu mobile ou em papel impresso, e há um sensor no local que permite sua entrada.

Quando há o uso de mobiles, quase sempre há algum aplicativo envolvido no processo, a não ser quando é apenas uma transação financeira, que utiliza a carteira digital (Google pay, por exemplo).

Qual a grande vantagem do E-ticketing?

O destaque do uso desses terminais e leitores de cartão/NFC está no fato de minimizar gastos na empresa. Não somente a compra de ingressos e bilhetes se torna automática, mas também corta a necessidade do atendimento ao público presencial em certos casos.

No caso do transporte público, o E-ticketing permite que nas estações de metrô ou dentro de ônibus não haja mais a necessidade de cobradores e pessoas para vender bilhetes, uma vez que tudo passa a ocorrer no App da empresa.

Vale ressaltar que esse método de aproximação também viabiliza a utilização de certos apps e facilidades, como no caso de Smart Lockers, patinetes eletrônicos, desbloqueio de travas e áreas de atrações turísticas.

Como investir ou criar um processo de E-ticketing em sua empresa?

Existem duas frentes em que você terá que se envolver nesse processo: a compra dos hardwares/dispositivos de leitura, e a criação de um aplicativo.

Para a criação do app desse tipo, temos um artigo feito especificamente para o assunto aqui.

Para o estudo do projeto e cálculo da quantidade de leitores e de como pode ser feito a conectividade dos dispositivos, o ideal é que você conte com o suporte e ajuda de especialistas no assunto, que podem estimar qual será a melhor configuração e “desenho” para tal projeto.

A Lyra M2M conta hoje com diversos experts que podem te dar suporte e esclarecimento para a criação de um projeto ou área com suporte de E-tickets. Não hesite em tirar suas dúvidas e começar hoje mesmo a planejar a instalação de futuros componentes M2M para sua empresa.

 


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