As tecnologias de IoT já são amplamente exploradas em diversas indústrias, todavia, nem sempre é óbvio ou de conhecimento geral como as empresas lucram com tais dispositivos.
Por mais que o mercado de venda de hardwares e softwares ainda seja o principal meio de monetizar a IoT, temos diversas outras propostas e maneiras de uso de IoT em uma empresa.
O objetivo do texto de hoje é explicar de maneira breve como é feita a monetização e até criação de negócios lucrativos, que se beneficiam do uso da IoT e das diversas tecnologias associadas a seu universo.
Note que ao longo do texto vamos dar exemplos e links de suporte para que você possa explorar mais a fundo as opções dadas pela nossa equipe.
Com o aumento do uso da IoT, surgiram muitos modelos de receita centrados em geração de valor ao usuário.
Esses modelos de receita podem variar de acordo com o dispositivo, tipo de assinatura, os próprios dados e podem se concentrar em modelos de pagamento por uso, baseados em resultados ou em “sucesso”.
Daremos agora, como exemplo, 4 maneiras de monetizar soluções de IoT em diversas verticais e tipos de mercado.
A monetização via assinatura é a mais comum e promissora para o futuro das empresas que pensam em investir nesse tipo de tecnologia.
Como a IoT muitas vezes exige acesso contínuo a plataformas, serviços e atualizações de IoT, o modelo de negócios baseado em assinatura emergiu de forma dominante no mercado.
Enquanto a venda de serviços tradicionais de hardware oferecem receitas únicas e não recorrentes, as estratégias de monetização da IoT concentram-se em fluxos de receitas por assinaturas.
Este modelo permite que as empresas transformem um negócio transacional pontual em recorrente, estabelecendo um relacionamento direto com o usuário de uma aplicação e serviço IoT.
Como exemplo de serviço de IoT por assinatura temos o serviço de monitoramento residencial inteligente, com câmeras de segurança e sensores IoT.
A assinatura mensal oferece recursos premium, como armazenamento ilimitado de vídeos na nuvem, suporte técnico prioritário e atualizações de segurança regulares. Essa assinatura proporciona aos usuários uma experiência aprimorada, permitindo o controle remoto e a monitoração contínua das suas casas.
Outra maneira muito interessante de se monetizar e explorar a IoT é com o licenciamento ou desenvolvimento de softwares e plataformas que dão vida às soluções usadas na indústria.
Essas soluções podem estar associadas a temas diversos como rastreamento de animais ou de ativos, aplicações rurais e industriais, monitoramento e vigilância, e claro, projetos de cidades inteligentes (smart cities).
Uma empresa pode adotar modelos de licenciamento feito pelo número de usuários ou número de dispositivos, ou outras formas flexíveis de cobrar “por uso” ou demanda pelo software em questão.
Para quem se interessar, temos um artigo sobre a criação de softwares e plataformas de IoT aqui.
Uma das maiores dificuldades existentes no mercado é ter acesso a especialistas e técnicos que possam instalar e fazer a manutenção devida de aparelhos e tecnologias de IoT.
Dado esse fato, muitas empresas podem se beneficiar de consultoria e serviços de instalação desses componentes. Além disso, a empresa pode aproveitar esse tipo de oportunidade e oferecer serviços de manutenção recorrente, no mesmo sistema de monetização do item 1.
Uma empresa com vasta expertise em análise de dados pode oferecer serviços para ajudar outras empresas a obterem insights valiosos com seus clientes e usuários.
Uma empresa provedora de serviços com suporte a IoT pode utilizar sensores e outras tecnologias para obter e armazenar dados, de maneiras diversas.
Dando como exemplo, empresas de logística e transporte seriam amplamente beneficiadas se tivessem mais acesso a dados e informações de suas frotas. O mesmo vale para áreas como segurança patrimonial e varejistas.
Outra maneira interessante de criar um negócio para interagir e monetizar com IoT é o platform as a service (PaaS), onde uma plataforma na nuvem gerencia, armazena e analisa os dados provenientes de dispositivos IoT.
Essa abordagem permite que as empresas se concentrem na criação de seus dispositivos e na geração de dados, enquanto a plataforma PaaS cuida da infraestrutura de back-end necessária para processar e extrair insights desses dados.
Para explicar melhor esse modelo de monetização, imagine uma empresa chamada “IoTlive”. Eles desenvolvem uma ampla gama de dispositivos IoT, desde sensores industriais até dispositivos de rastreamento de ativos.
Em vez de apenas vender os dispositivos, a IoTlive decide também oferecer uma plataforma na nuvem como serviço para ajudar seus clientes a gerenciar e extrair valor dos dados coletados pelos dispositivos.
A Lyra M2M é uma empresa que trabalha com a conexão de dispositivos IoT e M2M há mais de 18 anos.
Se quiser saber mais sobre como a Lyra pode ajudar sua empresa com nossa expertise em conectividade e suporte em projetos de IoT, acesse esse link.
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