Quando ouvimos falar sobre o eSIM pela primeira vez, suas vantagens e diferenças não parecem óbvias.
O fato do eSIM ser lembrado por ser um chip virtual, ou seja, não físico, faz com que muitos pensem que parece ser uma tecnologia distante da nossa realidade hoje no Brasil e na América Latina.
Mas não é bem assim.
O eSIM já pode ser comprado e utilizado, ainda mais com um modelo como o da Lyra M2M que não exige que um dispositivo já venha com um embed SIM (chip embutido ou interno) de fábrica.
Ou seja, hoje sua empresa pode contar com as vantagens do eSIM mesmo se os seus dispositivos e hardwares não fossem passíveis desse tipo de chip.
Sua maior vantagem está na gestão virtual, feita à distância, permitindo que uma empresa cuide de seus parques de chips que estão a quilômetros de distância, fazendo isso com poucos cliques e sem a necessidade de enviar novos chips até as fontes dos chamados.
Como essa não é a única vantagem do eSIM, vamos mostrar outros motivos e razões para que o eSIM comece a fazer parte da estratégia de sua empresa.
Vamos lá?
O grande diferencial do eSIM está no fato de permitir a troca de operadora de forma simples, já que ele vem “em branco” de fábrica — sem vínculo fixo ou permanente com nenhuma operadora específica.
Antes, era comum que a equipe de campo precisasse carregar diversos chips físicos e testá-los até encontrar aquele com o melhor sinal em determinada região, já que a cobertura varia bastante de um local para outro.
Com o eSIM, esse processo é muito mais ágil: basta reconfigurar o chip e alternar para outra operadora caso surjam problemas de sinal ou reclamações de clientes.
Para empresas que buscam reduzir o número de visitas técnicas e substituições de chips, essa solução representa uma escolha estratégica capaz de otimizar tempo, custos e qualidade de atendimento.
Para saber mais sobre nosso eSIM e sua compatibilidade com seu parque de dispositivos, fale com alguém da nossa equipe!
O eSIM tradicional é integrado diretamente no hardware de dispositivos compatíveis, mas nem todas as empresas estão prontas para adotar esse modelo por completo.
Em muitos casos, há questões técnicas, questões relacionadas ao hardware e à compatibilidade ou até de políticas internas que tornam o chip físico mais adequado.
O eSIM da Lyra M2M oferece uma solução intermediária: mantém todas as funções de um eSIM digital, como armazenamento de múltiplos perfis, ativação remota e flexibilidade para troca de operadora, mas em um formato físico que pode ser instalado em dispositivos que, a priori, não seriam passiveis do eSIM ou de um SIM card digital.
Essa abordagem traz vantagens para empresas que possuem um parque de dispositivos variado, com diferentes modelos e padrões de compatibilidade.
O conceito por trás dessa tecnologia é que ele possa alcançar perfis e tecnologias já existentes no mercado, não havendo então a necessidade de substituir hardwares em escala (salvo algumas exceções).
Ou seja, com o eSIM físico, não é necessário substituir todo o hardware ou se preocupar com restrições técnicas: basta inserir o chip no dispositivo e aproveitar os benefícios da tecnologia.
Leia também: Como otimizar seu parque IoT com eSIM.
A conectividade de uma empresa que trabalha com IoT pode envolver dezenas ou até centenas de linhas móveis, especialmente quando há equipes em campo, filiais ou operações em diferentes regiões.
Fazer a gestão manual de diversos dispositivos é trabalhoso, sujeito a erros e, muitas vezes, algo caro para os gestores e donos dessas empresas.
Com o nosso eSIM, a administração das linhas é feita de forma centralizada em uma plataforma digital online. Isso significa que você pode:
Esse controle em nuvem permite tomar decisões rápidas e efetivas, reduzindo o tempo de resposta a problemas.
Em alguns casos, o eSIM possibilita a integração direta com os sistemas de gestão da empresa por meio de APIs (Application Programming Interfaces).
Isso significa que, além de utilizar a plataforma web para gerenciar linhas e perfis, sua equipe de TI pode conectar o sistema interno — como ERP, CRM ou plataformas próprias de atendimento e logística — ao ambiente de gestão do eSIM, automatizando todo o processo de controle e operação.
Adotar o eSIM físico na sua empresa não é apenas uma questão de tecnologia, mas também de economia.
As vantagens começam com a eliminação da logística de envio de chips — já que o mesmo chip pode ser reprogramado remotamente, não é necessário enviar novos chips a cada troca de linha.
Isso reduz despesas com transporte, armazenamento e tempo gasto em processos internos.
Também diminui a ociosidade e espera de clientes que ficam sem conexão enquanto aguardam a troca de chip.
Outro ponto é a possibilidade de negociar planos mais vantajosos com diferentes operadoras, já que a troca pode ser feita de forma instantânea. Isso abre espaço para reduzir tarifas, sem depender de contratos “engessados”.
O mundo corporativo está cada vez mais dinâmico, e as empresas precisam se adaptar rapidamente a novas demandas, seja abrindo filiais em novas cidades, expandindo para outros países ou realizando projetos temporários em regiões diferentes de um país.
O eSIM é um aliado poderoso nesse contexto, pois permite adicionar ou alterar linhas rapidamente, sem a burocracia de enviar chips físicos ou a necessidade de ter um chip específico para cada operadora/região.
Essa flexibilidade é essencial para equipes e serviços que estão sempre em trânsito, como nas empresas de transporte e logística.
Em vez de ficarem presos a um único plano ou operadora, eles podem alternar para operadoras locais e manter conectividade estável, fazendo essas mudanças e adaptações de acordo com a localidade que precisam conectar seus dispositivos, como rastreadores ou até mesmo maquininhas de pagamento (PoS).
Além disso, o fato de o chip disponibilizado pela Lyra M2M ser físico facilita a implementação em dispositivos que ainda não suportam eSIM digital, garantindo que a empresa possa modernizar a comunicação de forma gradual, sem grandes investimentos iniciais em novos aparelhos.
Um dos maiores desafios das empresas é garantir que o uso das linhas móveis esteja alinhado às políticas internas e que não haja desperdício de recursos.
Com o eSIM físico gerenciado por plataforma online, é possível:
Isso não só aumenta a segurança do uso dos dispositivos conectados, mas também facilita o cumprimento de normas de compliance e proteção de dados, que são cada vez mais exigidas em setores como finanças, saúde e logística.
Com essas informações em mãos, a gestão pode tomar decisões mais estratégicas, como ajustar pacotes de dados ou até identificar padrões de uso que justifiquem mudanças no modelo de conectividade da empresa.
O eSIM é muito mais do que uma tendência: é uma solução estratégica que pode gerar economia, eficiência e controle para empresas de todos os portes.
Por meio da gestão online, gestores de todo o país que cuidam de centenas de chips notarão uma maior facilidade e fluidez em seu trabalho, além de economizar tempo e recursos da companhia.
Hoje a Lyra M2M está trazendo uma transição suave para o futuro da conectividade corporativa, graças ao eSIM físico.
Empresas que pretendem utilizar essas e outras facilidades, podem entrar em contato com nossa equipe e verem a compatibilidade de seus dispositivos com esses novos chips. Para saber mais, clique aqui.
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.