Comércio

Smart Kitchens: A evolução das cozinhas em casas e restaurantes

Por Lyra M2M • 7 de maio de 2025

Existem muitas maneiras de automatizar e facilitar nossas vidas por meio do uso da IoT (internet of things), permitindo controlarmos nossa rotina e atividades diárias, seja em nossa casa ou em nosso trabalho.

E as cozinhas de lares e empresas não poderiam ficar de fora dessa evolução!

A Internet das Coisas gerou inovação em muitas áreas, e não demorou muito para ela chegar às nossas cozinhas na forma de frigoríficos, máquinas de lavar louça e máquinas de café inteligentes, que operam e trocam dados com seus proprietários.

A utilização da IoT para criar Smart Kitchens (cozinhas inteligentes) ainda vai nos surpreender muito nos próximos anos. Algumas tarefas serão feitas de maneira automática, e teremos até uma provável ajuda de inteligências artificiais.

Restaurantes e empresas podem se beneficiar dessa tendência e das possibilidades que a IoT vai trazer para várias indústrias em um futuro bem mais próximo do que você imagina.

E esse será exatamente o assunto deste artigo de hoje.

O que são Smart Kitchens?

A Smart Kitchen é um conceito de cozinhas que possui componentes como geladeira, fogão, microondas e estoques (prateleiras conectadas e armários) conectados por tecnologias de IoT.

Isso torna possível uma cozinha realizar procedimentos que hoje são feitos por humanos, além de poder cozinhar e realizar compras e ingredientes sem a necessidade da participação humana.

Esses sistemas podem rastrear níveis de estoque, sugerir pedidos com base em padrões de uso e até mesmo integrar bancos de dados da cadeia de suprimentos para atualizações em tempo real.

Isso não apenas simplifica as operações da cozinha, mas também oferece aos Chefs insights baseados em dados para otimizar o planejamento do cardápio e reduzir o desperdício.

Esta sinergia de conhecimentos culinários e tecnológicos exemplifica o impacto transformador da IoT na cozinha, podendo mudar a forma com que restaurantes atendem clientes, criando até mesmo novos serviços e modelos de negócios – como por exemplo Dark Kitchens, que podem se beneficiar do conceito das Smart Kitchens.

Quais os benefícios de se adotar uma Smart Kitchen em um restaurante ou empresa?

A automação de tarefas repetitivas e a integração de sistemas inteligentes ajudam a otimizar os processos dentro de uma cozinha, reduzindo o tempo necessário para preparar refeições e aumentando a capacidade de produção.

Outro aspecto importante da tecnologia presente em uma Smart Kitchen é que ela minimiza a ocorrência de erros humanos, garantindo consistência na qualidade dos pratos e reduzindo desperdícios e erros nos ingredientes.

Com os diversos dados coletados sobre as preferências dos clientes, uma Smart Kitchen pode oferecer opções de cardápio personalizadas, adaptando-se às necessidades e gostos individuais dos clientes, podendo também criar novas combinações e possibilidades para que o restaurante ou cozinha corporativa ofereça aos colaboradores.

Com processos mais rápidos e consistentes, feedback real entre o consumo e a produção de pratos e menus, os clientes experimentam tempos de espera menores e pratos de alta qualidade de forma mais consistente, melhorando a satisfação e fidelidade naquele lugar.

Uma questão de sustentabilidade

Existem várias vantagens e transformações que podem ser feitas graças às Smart Kitchens, sejam elas empresariais ou não.

Com a tecnologia certa, as cozinhas podem reduzir o desperdício e o consumo de energia, alinhando-se com práticas sustentáveis globais.

Cozinhas industriais podem passar a utilizar melhor seus recursos, e administrar melhor os alimentos, estoques e demais itens utilizados em uma cozinha.

Um dos maiores problemas dos restaurantes, que é o desperdício ou perda de estoque devido a validade (entre muitas outras possibilidades de se perder ou deixar estragar alimentos), se torna menos frequente nas Smart Kitchens.

Menos alimentos perdem suas validades e tempo ideal de consumo, e a compra e aquisição de novos itens passa a ter um melhor controle por parte do proprietário.

Leia também: Como é a sustentabilidade em projetos de IoT

Smart Kitchens e os robôs inteligentes

Nos últimos anos, testemunhamos avanços notáveis na interseção entre tecnologia e áreas domésticas.

Quando se trata das cozinhas, os robôs inteligentes podem ser projetados no futuro para oferecer uma gama impressionante de funcionalidades que não apenas simplificam as tarefas culinárias, mas também elevam a experiência dos usuários.

Os robôs inteligentes na cozinha seriam mestres na arte de lidar com tarefas repetitivas e complexas que consomem tempo e esforço.

Desde o corte preciso de ingredientes até a execução de receitas complexas com perfeição, por meio de algoritmos avançados e sensores de alta precisão, os robôs inteligentes garantem que cada etapa do processo culinário seja executada com eficiência e consistência.

Isso teria um impacto imenso na produtividade, assim como na criação de empresas e restaurantes, que poderiam ter mais de 50% de sua mão de obra sendo feita pela inteligência artificial.

Como as tecnologias de IoT se conectam?

Mostramos hoje como uma cozinha pode se tornar inteligente e conectada, que é um processo parecido com outras frentes do universo “smart”, como é o caso das smart cities.

Há por trás disso tudo a IoT e a conectividade de seus componentes. Sem essas tecnologias, nada disso poderia ser feito ou idealizado.

Hoje quem busca criar e estruturar um projeto de IoT ou até mesmo “projetos Smart”, pode contar com o apoio e consultoria da Lyra M2M, empresa especializada no assunto.

Estamos inovando mais uma vez ao se posicionar como pioneira no Brasil em tecnologia IoT. Se quer saber mais sobre esse tipo de tecnologia, clique no link abaixo.

 

Smart Kitchens

 


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados