Esperar pelo seu voo costumava ser algo bem chato. Sem um bom livro, uma pessoa poderia ficar horas sem ter nada para fazer nos aeroportos.
Graças a conectividade móvel e várias tecnologias que melhoram a experiência do usuário, isso se tornou algo mais natural, e até mesmo uma possível experiência mais relaxante com um cafezinho Wi-Fi aberto.
Note que esse assunto vai muito além da questão dos smartphones. Estamos falando de possibilidades de melhorar os estacionamentos e o movimento de pessoas e bagagens em aeroportos, mudando a realidade que conhecemos ou que experienciamos nesses lugares no passado.
A internet das coisas (IoT) já é uma realidade em nossas vidas, mas ela ainda pode facilitar algumas rotinas e processos que possuem muitos contratempos, ou que simplesmente são entediantes.
Da mesma forma que a tecnologia pode nos ajudar a diminuir a burocracia e processos maçantes, ela também pode diminuir o tempo de espera e de estresse das pessoas. Isso ficará mais claro no texto de hoje, explorando um pouco o que a IoT proporciona em aeroportos.
Quase todo mundo que está indo a um aeroporto passa por algum tipo de estresse. Seja na hora de estacionar seu carro, na hora de encontrar os portões ou de carregar malas, os passageiros prestes a viajarem acabam enfrentando algumas horas ruins de espera enquanto seus embarques não começam.
As empresas que administram esses espaços possuem uma grande oportunidade em mãos: a de tornar um espaço de tempo que seria chato e entediante, em uma experiência leve com melhores oportunidades de consumo.
Os grandes aeroportos podem ser confusos e difíceis de transitar. A IoT, combinada com tecnologias de GPS e mapas interativos internos, ajuda os passageiros a encontrar seu caminho de forma eficiente até seu destino no aeroporto.
Aplicativos e apps podem ajudar os passageiros a entenderem melhor onde se localizam e para onde devem ir, assim como dar sugestões sobre o tipo de comida ou um cafezinho que ele gosta (por exemplo, localizando uma Starbucks ou loja de sua preferência).
Beacons e sensores IoT fornecem dados de localização em tempo real, que são integrados a aplicativos móveis, permitindo que os passageiros recebam direções detalhadas para portões, restaurantes, lojas e outras comodidades.
Mas há muitas outras vantagens sobre a adoção de tecnologias de IoT em aeroportos, as quais vamos dar agora mais detalhes.
Há várias formas de fornecer atualizações em tempo real sobre tempos de espera nos pontos de verificação de segurança e portões de embarque.
Algumas utilizam tecnologias IoT padrão, como sensores e câmeras, enquanto outras utilizam WiFi, Bluetooth, Identificação por Radiofrequência (RFID) e tecnologias de beacon.
Um exemplo de tecnologia para manter os passageiros informados sobre seus voos é a Xovis, que usa Bluetooth e Wi-Fi para rastrear os movimentos dos dispositivos móveis dos passageiros pelo aeroporto.
Implantado em aeroportos como o Aeroporto de Frankfurt, Xovis emprega uma rede de sensores para monitorar o fluxo de passageiros e calcular tempos de espera.
Os aeroportos podem usar aplicativos móveis e sinalização digital para exibir tempos de espera em tempo real e outras informações relevantes para os passageiros, como atrasos e mudanças de portões, que é algo que pode pegar pessoas de surpresa.
Perder bagagem é um problema comum e frustrante.
A IoT melhora o manuseio de bagagem através do uso de etiquetas RFID e beacons que rastreiam a localização das malas em tempo real.
Isso permite que os passageiros rastreiem suas malas desde o check-in até o recolhimento, minimizando o risco de perda e melhorando a eficiência geral do processo de bagagem.
Alguns aeroportos já começaram a elevar a experiência dos visitantes implementando essas tecnologias.
Por exemplo, o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) modernizou seu sistema de manuseio de bagagem com etiquetas RFID. Foi um dos primeiros aeroportos do mundo a fazer isso em 2008.
O Aeroporto de Helsinque usa sensores IoT para monitorar o fluxo de passageiros em tempo real. A análise desses dados prevê congestionamentos e otimiza a alocação de recursos.
A chegada ao aeroporto é a primeira etapa da viagem, e encontrar uma vaga de estacionamento pode ser estressante.
Sensores IoT conectados às vagas de estacionamento indicam a disponibilidade com luzes vermelhas para vagas ocupadas e luzes verdes para vagas livres.
Essas informações são enviadas para aplicativos móveis, mostrando o número de vagas disponíveis em cada setor ou andar, facilitando a localização de uma vaga desocupada.
Caso queira saber mais sobre Smart Parking, temos um artigo sobre isso aqui.
As companhias aéreas podem utilizar a inteligência artificial e o big data em seu favor.
Essas empresas podem coletar e examinar dados de várias fontes, sejam eles externos (previsões meteorológicas e controle de tráfego) ou internas, que são as informações dos usuários e dos horários de pico.
Algoritmos avançados analisam esses dados, identificando padrões e podem assim prever interrupções e problemas de congestionamento de pessoas antes que ocorram.
Por exemplo, as análises podem prever como uma grande tempestade pode afetar os horários de voo em certas áreas ou certos voos, permitindo que as companhias aéreas façam ajustes proativos nos horários, remanejem passageiros e reduzam os atrasos e atritos com seus clientes.
Nesses processos há a participação de certos componentes e sensores, os quais a Lyra M2M é especializada no assunto sobre como conectá-los em seu projeto de conectividade móvel constante.
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O tamanho do mercado de receita não-aeronáutica dos aeroportos deve aumentar em USD 35.045,11 milhões até 2027, o que é uma base sólida para os aeroportos construírem sua estratégia de novas fontes de receita.
E uma maneira notável de aproveitar essa oportunidade é criando experiências únicas para os usuários que ficam horas esperando seus voos.
A IoT permite que os aeroportos ofereçam experiências personalizadas aos passageiros enquanto utilizam seus smartphones, notebooks e Beacons espalhados pelo local. Isso normalmente ocorre por meio de notificações em aplicativos ou no app que disponibiliza o Wi-Fi gratuito.
Além disso, assistentes de viagem com IA integrados a aplicativos móveis podem fornecer recomendações personalizadas sobre opções de compras e lazer no aeroporto, como falar sobre espaços e lounges que ficam disponíveis aos usuários.
Hoje mostramos diversas possibilidades em que a adoção de IoT pode realmente melhorar a experiência do usuário em aeroportos, além de expandir e melhorar a receita gerada nas lojas e quiosques diversos espalhados pelos terminais.
Alguns projetos podem demandar tecnologias específicas de conexão, para que os usuários consigam ficar constantemente conectados, tanto em áreas internas como nas externas do aeroporto.
Portanto, se sua empresa hoje precisa entender melhor sobre os componentes que permitem a conexão de múltiplos dispositivos e uma rede de um aeroporto, shopping ou espaço com grande circulação, o ideal é que fale com especialistas no assunto, que podem fazer seu projeto sair do papel.
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