A digitalização está revolucionando a produção, permitindo às empresas agir mais rapidamente e tomar melhores decisões. As fábricas de hoje têm acesso a uma variedade de dados recentes graças a tecnologias como a IoT, que podem ajudar no aumento da eficiência.
Os dados são agora considerados uma parte crítica da fabricação aditiva para estabelecer a rastreabilidade das peças, processos e tomada de decisões durante o ciclo de vida de desenvolvimento do produto.
E agora tudo isso pode ser usado por empresas e negócios que utilizam impressoras 3D, para aumentar o desempenho de suas produções.
Nos últimos dez anos, a impressão 3D tornou-se uma tecnologia estabelecida e pronta para produção. Muitas máquinas hoje estão interconectadas com dispositivos IoT, o que significa que estão sempre produzindo dados.
Dependendo do fabricante e modelo da impressora 3D, as especificidades destes dados podem variar substancialmente, mas em geral referem-se aos sinais vitais da impressora que são registrados por sensores.
Vamos dar alguns exemplos do uso de IoT com impressoras 3D nos próximos tópicos.
A IoT permite aos usuários monitorar e controlar remotamente impressoras 3D. Isto é particularmente útil para fabricantes e empresas que precisam supervisionar múltiplas impressoras a partir de um local centralizado.
Os sensores de IoT geram uma riqueza de dados relacionados aos processos de impressão 3D. Com tais dados os operadores podem verificar o status do processo de impressão, fazer ajustes e receber notificações em tempo real.
Esses dados podem ser analisados para identificar tendências, melhorar os parâmetros de impressão e otimizar a utilização de recursos.
Os sensores IoT podem ser integrados em impressoras 3D para coletar dados sobre vários componentes e seu desempenho.
Esses dados são então analisados para prever quando será necessária a manutenção ou substituição de componentes. Isto ajuda a evitar quebras inesperadas e tempos de inatividade, minimizando qualquer desperdício de material e custos inesperados.
As impressoras 3D habilitadas para IoT podem usar sensores para monitorar a qualidade das impressões durante o processo de impressão.
Caso sejam detectados quaisquer defeitos ou desvios das especificações desejadas, a impressora pode ajustar seus parâmetros em tempo real para garantir que o produto final atenda aos padrões exigidos.
A IoT pode ser usada para gerenciar e rastrear o uso de materiais de impressão, como filamentos ou resinas.
Os sensores podem medir os níveis de material e reordenar os suprimentos automaticamente quando eles acabarem. Isso garante operações de impressão ininterruptas, o que faz a operação não parar por falta de material.
A internet das coisas pode ser usada para automatizar e otimizar o fluxo de trabalho para impressão 3D. Ele pode ajudar a priorizar trabalhos de impressão, programar tempos de impressão com base nos custos de energia e gerenciar diversas impressoras simultaneamente, tornando o processo mais eficiente e econômico.
As tecnologias IoT também podem ser integradas com outros sistemas de fabricação e cadeia de suprimentos, como gerenciamento de estoque, processamento de pedidos e design de produtos.
A IoT pode ajudar a monitorar e otimizar o consumo de energia das impressoras 3D, contribuindo para os esforços de sustentabilidade de uma empresa.
Ao gerenciar de forma inteligente o uso de energia, as operações de impressão 3D podem reduzir a emissão de poluentes e o impacto ambiental.
Quando se trata de dados de IoT, muitos parâmetros podem ser monitorados e cada organização está em melhor posição para determinar quais são mais importantes para ela.
Todos eles compartilham a necessidade de painéis que sejam simples de configurar, pois isso lhes permite acessar rapidamente os dados que são cruciais para um determinado trabalho de impressão e manter o controle de seus KPIs.
Devido aos extensos recursos de configuração das plataformas de software, as empresas podem modificar seus paineis de forma independente, sem a necessidade de contratar especialistas externos.
A IoT pode permitir a personalização de produtos impressos em 3D com base nas preferências do usuário ou requisitos específicos.
Os usuários podem interagir com sistemas IoT para projetar e modificar produtos, e as impressoras 3D podem produzir itens personalizados de acordo com os dados obtidos de usuários.
Ter dados em tempo real sobre o desempenho da impressora e a utilização de materiais é vantajoso para qualquer fabricante que oferece uma infinidade de recursos, permitindo monitorar a disponibilidade da máquina mais rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e reagindo prontamente às mudanças na demanda.
É por isso que uma gama considerável de aplicações está cada vez mais adaptável, desde a produção e prototipagem até sua usabilidade na indústria.
No entanto, os setores com regulamentações rigorosas, incluindo os setores da energia e da saúde, obtêm vantagens adicionais. É essencial que estes fabricantes monitorem as suas máquinas e processos de impressão, a fim de cumprirem regras rigorosas relativamente à rastreabilidade dos seus produtos.
Eles podem identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam durante a impressão, garantindo que o produto impresso esteja em conformidade com essas especificações, graças aos dados da IoT.
A IoT transformou a fabricação aditiva e, devido ao avanço tecnológico, prevê-se que o negócio de impressão 3D cresça imensamente nos próximos anos.
Isto abre caminho para que mais fabricantes de impressão 3D tenham melhor controle sobre o processo e melhorem sua eficiência, confiabilidade e economia graças ao monitoramento da máquina em tempo real.
Essa foi uma adaptação em Português do artigo da IoT for All
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.