Corporativo

Como otimizar custos com a plataforma Lyra M2M?

Por Lyra M2M • 30 de setembro de 2024

A Lyra não é apenas uma empresa que disponibiliza conectividade e tecnologia de ponta para projetos de IoT. Ela também é sinônimo de inteligência e gestão de dados.

Quem usa nossa plataforma ou aplicativo mobile de gestão de chips pode ter uma certeza: haverá otimização nos custos e na gestão dos ativos, uma vez que processos e acontecimentos que antes eram inevitáveis, passem a estar sob seu controle e supervisão.

Essa plataforma torna possível um controle mais flexível e veloz para empresas e instituições que possuem chips sempre conectados e sempre trocando dados e informações.

Infelizmente, sem uma plataforma adequada, uma empresa pode ficar à deriva, tendo que lidar com vários desafios que as operadoras impõem no mercado, como a falta de atendimento personalizado e dedicado.

Já com a ajuda de uma plataforma como a Lyra M2M, um gestor de frotas e projetos de IoT pode controlar de maneira simultânea diversos chips e dispositivos, sem a necessidade de criar pedidos, reclamações ou ações in loco totalmente desnecessárias.

Vamos mostrar agora 5 formas com que a plataforma Lyra M2M pode ajudar seu negócio a poupar recursos e a otimizar custos, além de evitar problemas que antes seriam comuns.

1) Gestão de estoque adequado

Um dos maiores problemas das empresas que utilizam diversos dispositivos de IoT é a falta de controle do estoque e das unidades conectadas.

E por meio da plataforma Lyra M2M, o usuário consegue saber não apenas quais chips estão sendo usados, como pode saber quais bandeiras são utilizadas e quantos chips reservas ele possui para eventuais trocas.

Ou seja, graças a plataforma se torna possível acompanhar, rastrear e saber quais chips estão ativos e trocando dados. Quando há a necessidade de comprar mais unidades ou de averiguar o estoque, o próprio App mostra quais são os chips estocados e suas características.

Então se uma empresa tem esse tipo de suporte, não há mais aqueles casos em que são encomendados unidades erradas ou em maior número do que realmente é necessário para atender um novo projeto M2M.

Caso um dispositivo se desconecte ou apresente problemas, o usuário consegue ter acesso a essa informação, e pode receber avisos na plataforma ou no aplicativo sobre os erros em suas unidades. Vamos explicar essas e outras vantagens mais a frente no texto.

2) Mapa de calor

Algo que os usuários não sabem sobre o sinal de dados e a rede móvel é que a rede varia de acordo com cada área e região.

Dessa forma, eles vivem ligando para as empresas e reclamando que seus dispositivos não funcionam, e que seu produto é uma porcaria. Mas na realidade, o problema é a “força” dos dados e do sinal na região.

Se você tem acesso a algo que demonstre onde o sinal é bom ou ruim, isso pode trazer benefícios financeiros e para projetos da empresa, uma vez que evita dores de cabeça.

Uma empresa que utiliza a plataforma da Lyra M2M tem acesso ao nosso mapa de calor, que permite analisar áreas de acordo com a geração de rede móvel (2G, 3G, etc), assim como a bandeira/telecom presente na região.

Falamos com mais detalhes desse assunto nesse artigo sobre disponibilidade de dados por região.

3) Alarmes e avisos

Na plataforma da Lyra M2M é possível configurar alarmes e avisos para as unidades e parques instalados com chips M2M.

Toda vez que houver um erro ou problema em uma de suas unidades em um um conjunto delas, a plataforma poderá avisá-lo de acordo com ajustes que são programados e estabelecidos pelo usuário.

Por exemplo, quando um chip é usado de maneira indevida – quando os SIM cards são retirados e usados em outros aparelhos – a empresa proprietária da conta recebe uma notificação via Push ou pelo próprio aplicativo.

O mesmo vale sobre o consumo de dados, que é um grande problema na maioria das empresas que utilizam soluções M2M. Quando uma unidade de SIM card estiver perto do limite ou do volume configurado, uma mensagem de alerta é recebida pela empresa.

Tais possibilidades trazem muita economia e maior controle dos recursos, ainda mais quando são usadas dezenas ou centenas de chips simultaneamente todos os meses.

4) Dashboards inteligentes

Para quem gosta de ter seus dados e informações de maneira bem visível em seu computador, a plataforma Lyra M2M é uma grande aliada.

Todos os parques instalados e unidades espalhadas pelo território brasileiro podem ser vistos e identificados por meio desses dashboards, que permitem uma melhor gestão dos ativos da empresa.

Se antes você tinha apenas uma planilha e zero informações visuais, agora é possível acompanhar o mapa, o tipo de chip e outras informações referentes a área ou região em que você atende ou disponibiliza serviços.

Dessa forma nada vai passar despercebido, e o usuário pode antecipar eventuais problemas ou necessidades dos chips e dispositivos sob seu controle.

5) App sempre disponível na palma da mão

Algo que abre enormes possibilidades ao usuário é que a plataforma Lyra M2M pode ser acessada tanto pelo Desktop quanto pelo App mobile.

Dessa forma o usuário pode ter o acesso remoto e constante de suas frotas e parques, e consegue ter uma visão e gestão sempre em seu bolso!

Em termos de controle de gastos, essa possibilidade faz com que uma empresa possa não apenas economizar recursos, como também dá a possibilidade de reverter eventuais problemas e falhas que ocorram fora do horário comercial, ou até mesmo nos fins de semana.

Os recursos no aplicativo mobile são praticamente iguais aos de Desktop, tendo apenas a desvantagem da proporção e do tamanho dos itens, dashboards e de todo o aparato da plataforma.

Se você também quer otimizar os custos de sua operação com a ajuda da Lyra, venha falar com um de nossos especialistas de IoT e conexões M2M.


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados