Tecnologia

Como descobrir a disponibilidade de voz e dados em uma região?

Por Lyra M2M • 17 de julho de 2023

Quando o assunto é disponibilidade de sinal (3G, 4G etc.) em uma região, muitas pessoas ainda confundem a cobertura de voz e a cobertura de dados que ficam disponíveis para o usuário.

Além disso, não sabem como isso afeta a conectividade de seus dispositivos M2M ou de maquininhas de pagamento, por exemplo.

A Anatel exige no Brasil somente SLA para sinal de voz, mas não de dados. Portanto, quando um smartphone indica a disponibilidade e força do sinal em uma região, geralmente esse indicador se refere somente ao tráfego de voz e não reflete o tráfego de dados.

Por isso, agora daremos mais detalhes sobre a diferença entre ambos, e como você pode descobrir como é o sinal de dados (distribuição) em uma determinada região – ou ao menos como ter acesso a esse tipo de informação.

Qual a diferença entre dados e voz em telefonia?

Os pacotes de voz são os pacotes relacionados a ligações diretas, de curta e longa distância, nas quais uma operadora permite a ligação para outros celulares, sejam eles da mesma operadora ou não.

Já o serviço de dados está relacionado à⠀internet móvel⠀e à transferência de dados como vídeos e uploads de arquivos.

Quando um lugar possui uma boa distribuição da rede de dados, não significa que tenha uma boa rede de voz, e vice-versa. No caso do Brasil, normalmente a informação que chega ao consumidor sobre “se um sinal é bom ou ruim em uma região” é o de voz, e não o de dados.

Infelizmente, isso causa alguns problemas em nosso mercado e na dinâmica das empresas de tecnologia. Veja isso a seguir.

 

Principais queixas dos clientes e das empresas

Imagine a seguinte situação: uma loja ou comércio está com problemas em suas maquininhas de pagamento, POS (point of sales), e começa a reclamar para o fornecedor (operadora de cartão), dizendo que o sinal está ruim ou que a maquininha “não presta”.

Depois de semanas ou meses de problemas, chegam até mesmo a trocar de marca de maquininha e ficam muitas vezes sem resolver seus problemas. Após uma análise de um especialista em sinal e distribuição de dados, chega uma informação nova para o dono do estabelecimento.

O problema é o sinal de dados em sua região.

Nesse processo, o usuário costuma argumentar que o sinal é bom na região, baseado na sua experiência de ligações telefônicas por aquela operadora no local. Mas o que ele não considera é que essa experiência está associada ao tráfego de voz e não o de dados!

Então, antes de diagnosticar se um determinado chip ou dispositivo precisa ser trocado, o ideal é falar com a Lyra, que consegue mostrar qual é a melhor cobertura por região e qual a qualidade do sinal que você está recebendo em seu estabelecimento.

 

Como descobrir se a cobertura de dados para sua maquininha em uma região é boa?

A melhor forma de ter acesso a um “mapa de calor” da cobertura em todo o território brasileiro é por meio da plataforma de M2M da Lyra, onde o usuário pode conferir em todas as regiões do Brasil a força do sinal de cada operadora, em cada tecnologia.

Isso porque um sinal de boa qualidade no 3G não é sinônimo de sinal forte no 4G e vice-versa. Portanto, identificando a tecnologia usada por cada dispositivo, o mapa de calor exibe a operadora mais indicada em cada local.

Os mapas de calor para a operadora Tim na região acima (para tecnologia 4G na primeira imagem e 2G na segunda) ilustram como um usuário pode experimentar uma boa qualidade de sinal na área do Hotel Fazenda Paineiras (localizado no leste do mapa) com o 4G.

Porém, dispositivos como as maquininhas de pagamento, que usam o 2G, não terão sinal.

Para saber mais sobre nossas soluções, fale com nossa equipe e veja como a plataforma da Lyra pode te ajudar.


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