Tecnologia

Chip M2M: mais tecnologia e segurança para as empresas

Por Lyra M2M • 28 de setembro de 2022

A tecnologia do chip M2M é uma das que mais crescem no mundo. Dados do relatório Cisco Annual Internet Report (2018-2023), divulgado em março de 2020, mostram que os chips M2M serão metade dos dispositivos globais até 2023, alcançando 14,7 bilhões de conexões em pouco mais de um ano. Neste conteúdo, vamos entender de que forma isso vai acontecer e o que essa mudança vai representar.

Sumário

  • O que é o chip M2M?
  • Como funciona o chip M2M?
  • De que forma o chip M2M é usado?
  • Diferenciais e usos dos chips de dados
  • Como escolher a melhor opção de chip M2M para as necessidades da sua empresa

O que é o chip M2M?

A tecnologia M2M permite a comunicação máquina a máquina, sem qualquer ação humana. Aliás, M2M significa machine to machine.

Ou seja: envia informações em tempo real, por meio do wireless, de um sistema para outro, mesmo em locais em que há pouca infraestrutura de comunicação e internet.

E, justamente por essa capacidade de comunicação e de integração, os chips M2M são usados em diferentes funções, como rastreabilidade de bens, telemedicina, sistema bancário e agronegócio, entre outros.

Como funciona o chip M2M?

Funciona a partir de uma rede de internet e um software de inteligência. Para funcionar, é necessário ainda um Access Point Name (APN) público ou privado para ocorrer a transferência de dados.

Esses pontos de acesso são endereços que possibilitam que um dispositivo saia da rede da operadora e acesse a internet.

Os públicos permitem transmissões de dados de celulares, mensagens, ligações etc., ou seja, o fluxo de dados é intenso.

De que forma o chip M2M é usado?

Responsáveis por viabilizar a comunicação entre máquinas, em tempo real e a distância, os dispositivos M2M usam redes de radiofrequência, wi-fi e GPRS (de 2G a 5G, o mais recente).

Sua aparência é idêntica à do cartão SIM, o chip que encontramos nos celulares. Para funcionar, esse chip de dados precisa de softwares que interpretem e enviem os dados para as máquinas.

O uso mais comum é no rastreamento, transporte, gestão patrimonial e na indústria 4.0. Na verdade, o M2M chip é capaz de oferecer soluções que auxiliam empresas de todos os tamanhos e segmentos – e essa tem sido a razão principal do seu crescimento em todo o mundo.

Aliás, um estudo da consultoria Deloitte, intitulado Machine-to-machine vision 2020, já revelava, em 2013, que a tecnologia M2M poderia ajudar a alcançar inclusive os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Isso seria possível através de aplicações úteis para diagnóstico e tratamento médico, saneamento básico, conservação de energia, exportação de commodities, bem como segurança alimentar e hídrica, entre outros. As aplicações e serviços M2M visam melhorar a eficiência operacional, a produtividade e a colaboração. Logo, podem contribuir com os ODS.

Diferenciais e usos dos chips de dados

Sem os dispositivos M2M, seria impossível, por exemplo, sacar dinheiro no caixa eletrônico do seu banco e usar um sistema de rastreamento do seu carro. Essa tecnologia está de tal forma integrada ao nosso dia a dia, que já existem mais de 7 bilhões de dispositivos que usam alguma forma de comunicação M2M. Os principais usos são:

  • Chip de telemetria em carros Alguns fabricantes, além de oferecer serviços de conexão à internet em carros, também permitem que dispositivos presentes no automóvel enviem informações sobre o carro e seu desempenho ao fabricante, como forma de monitorar a performance, por exemplo;
  • Terminais de pagamento – A tecnologia M2M possibilita a realização dos pagamentos de forma rápida, eficiente e segura nas maquininhas que você já conhece. A máquina faz a comunicação automaticamente e de forma bem rápida com os sistemas do banco, autorizando o pagamento. A Lyra M2M é líder deste mercado no país.

Como escolher a melhor operadora de chip M2M para as necessidades da sua empresa

Existem muitas opções de chip M2M no mercado, capazes de acelerar resultados e reduzir custos, mas há dicas importantes que devem ser observadas por você antes de escolher o que vai atender às necessidades dos usuários. Fique atento a:

  • Cobertura – Antes de escolher, preste atenção à área de cobertura oferecida pela operadora. Procure a que vai oferecer a melhor qualidade de serviço;
  • Custo – Ao optar por apenas uma operadora, você consegue negociar um pacote de dados mais completo a um custo menor;
  • Multioperadoras – Avalie se é uma alternativa interessante para o seu negócio, especialmente nos casos em que o sinal é intermitente.

Por isso, é tão importante contar com um suporte de consultores treinados que podem avaliar o seu negócio e suas necessidades, para ajudar a definir coberturas do seu plano M2M.

A Lyra, maior empresa de conectividade do país, tem uma plataforma com tecnologia M2M há 18 anos no Brasil. Já são mais de 6 bilhões de transações de pagamento processadas por ano e 3 milhões de SIM cards conectados no Brasil.

A Lyra M2M entende as dores do seu negócio e tem uma equipe exclusiva para auxiliar a sua empresa nas melhores decisões com esse dispositivo.

Fale com a Lyra M2M!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados