Tecnologia

Por que sua empresa deveria usar APN privada nas aplicações de IoT?

Por Lyra M2M • 2 de maio de 2024

Empresas que utilizam dispositivos e tecnologias de IoT (internet of things) normalmente precisam se especializar ou criar uma estrutura para que seus dispositivos se conectem com a rede.

A utilização de redes privadas ou de uma APN privada pode apresentar uma grande vantagem competitiva para uma empresa, uma vez que diminui sua vulnerabilidade em relação à conectividade.

Hoje a ideia do artigo é explorar esse assunto e deixar mais claro o porquê de utilizar ou investir em soluções de APN privada para dispositivos de IoT, sejam estes fixos ou móveis, como rastreadores.

Explicando o que é uma APN privada

Um Access Point Name (nome de ponto de acesso) ou APN é um gateway entre uma rede móvel GSM, GPRS, 3G ou 4G e outra rede de computadores, normalmente conectados na Internet pública.

O APN é usado para encontrar o endereço IP correto com o qual o dispositivo deve ser identificado na rede, determinar se uma rede privada é necessária ou não, e também para escolher as configurações de segurança corretas que devem ser usadas.

Uma APN pública utiliza a infraestrutura da internet para transmitir dados, proporcionando acesso amplo, mas com menos controle sobre a segurança e priorização do tráfego. Em um cenário fabril, por exemplo, uma área automatizada pode utilizar uma APN privada para conectar máquinas e sensores em uma rede dedicada, garantindo a transmissão de dados críticos de forma protegida.

Os dados compartilham os mesmos caminhos que a comunicação geral da internet, o que aumenta a exposição a ameaças de segurança, dependendo das medidas adotadas pelos provedores de serviços de internet.

Em contraste, uma APN privada oferece uma rede dedicada, proporcionando maior controle sobre segurança e priorização do tráfego.

Quais os benefícios de uma APN privada?

Segurança Aprimorada

A APN privada oferece uma camada adicional de segurança, protegendo a comunicação entre dispositivos M2M (machine to machine) e IoT contra ameaças externas.

Ao criar uma rede dedicada, reduzem-se os riscos de acessos não autorizados e vazamento de informações, especialmente em setores que manuseiam dados sensíveis, como saúde e indústria.

Conectividade Confiável em Ambientes Críticos

A rede privada assegura conectividade estável em ambientes desafiadores, como locais remotos ou industriais, o que minimiza interferências e congestionamentos.

Essa abordagem assegura uma comunicação eficiente entre dispositivos, sendo vital para aplicações que demandam resposta em tempo real, como sistemas de monitoramento e controle automatizado.

Controle Total da Rede

A APN privada concede aos administradores um controle total sobre a infraestrutura de rede utilizada pelos dispositivos M2M.

Isso inclui a capacidade de gerenciar o tráfego, priorizar determinados tipos de dados, otimizar a largura de banda e monitorar o desempenho em tempo real.

Esse controle não só contribui para a eficiência operacional, mas também facilita a implementação de políticas de segurança personalizadas, adaptadas às necessidades específicas da aplicação ou do setor em que os dispositivos estão operando.

Caso precise saber de mais detalhes sobre uma APN privada em soluções de IoT, fale com um de nossos especialistas em conectividade.

O que é APN privada?

Como uma APN privada se relaciona a IoT?

Existem algumas peculiaridades em relação a uma APN dedicada e a utilização de dispositivos IoT.

Para exemplificar, podemos citar a questão do controle e personalização das redes de APN privadas. Nelas as políticas e configurações são feitas de acordo com o gosto e necessidade da empresa, o que não ocorre nas redes públicas.

A segurança também possui grande peso nessa decisão, uma vez que se torna muito mais difícil a intercepção e roubo de dados. Além disso, questões de compliance e de regulamentação se tornam mais fáceis de serem seguidas, uma vez que a própria empresa ou instituição cria as políticas de uso de dados na rede.

Outras vantagens da utilização de uma APN privada no mundo da IoT e da conectividade móvel e M2M são:

  • As APNs privadas geralmente oferecem maior confiabilidade em comparação com redes públicas. Isso é crucial para empresas que dependem de comunicações ininterruptas para operações críticas;
  • Desempenho melhorado: A capacidade de priorizar o tráfego de dados é uma característica comum em APNs privadas. Isso é particularmente útil para empresas que precisam garantir a entrega rápida e eficiente de dados críticos;
  • Uma APN privada pode ser facilmente integrada às redes corporativas existentes, facilitando a comunicação segura entre filiais, escritórios remotos e equipes móveis.

Já as desvantagens da APN pública, muitas vezes, residem na falta de controle sobre a segurança dos dados, sujeitando a empresa a vulnerabilidades e riscos consideráveis.

A exposição a ameaças de segurança e a potencial falta de priorização do tráfego podem resultar em interrupções operacionais e no comprometimento da integridade dos dados, além de problemas com velocidade em casos mais críticos, onde poucos segundos podem fazer total diferença.

Utilizando plataformas e serviços de APN privada

Se a sua empresa possui interesse em utilizar a APN privada, ela pode ser uma usuária da Lyra M2M, e ter acesso a uma plataforma completa, que permite um melhor gerenciamento de dispositivos em uma ou diversas redes privadas.

Essas aplicações que são utilizadas por meio de APN privadas possibilitam o monitoramento de dados (de pacote de dados), políticas de segurança e até mesmo a atualização/updates dos dispositivos.

A plataforma de gerenciamento possui versão desktop e mobile, e com ela o usuário consegue ter maior controle e segurança de sua frota de dispositivos, uma vez que notificações são enviadas quando há algum problema.

Outra feature muito importante de nossa plataforma é a utilização de mapas de calor, que conseguem mostrar relatórios em tempo real de regiões específicas e da potência de sinal 3G, 4G e 5G, sincronizando isso a cada operadora/bandeira no mapa.

Para saber mais, é só falar com um de nossos especialistas!

Por que sua empresa deveria usar APN privada nas aplicações de IoT?


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados