Indústria

Como o M2M ajuda as empresas que são movidas por dados (data-driven)?

Por Lyra M2M • 30 de abril de 2025

Em um mundo data-driven (orientado por dados), as empresas que conseguem extrair insights de suas operações têm uma vantagem competitiva em seus mercados.

Obviamente, as plataformas de análise desempenham um papel fundamental na transformação desses dados brutos em inteligência acionável. Quanto mais dados uma empresa pode coletar, mais precisas e abrangentes serão suas análises, levando a decisões mais informadas e estratégias mais eficazes.

Há inúmeras questões que ajudam na obtenção de dados, e como nem tudo depende somente de softwares e plataformas, temos que considerar também o maquinário por trás disso tudo – que é exatamente onde entra a questão do M2M, o machine-to-machine, a ser abordado no artigo.

É um erro comum pensar que dados e a “cultura data-driven” é algo apenas das grandes empresas, sendo que hoje é possível usufruir de dados mesmo com pequenos negócios.

Tudo depende de onde a empresa quer chegar, e com o investimento nos lugares e dispositivos corretos, o alcance dos seus insights e uso de dados pode aumentar em muito seus limites e fronteiras.

Dados são gerados em vários lugares e de diversas maneiras. Por isso agora vamos mostrar como uma empresa cresce e se beneficia deles.

Dispositivos conectados: De onde vem todos os dados que as empresas precisam?

Antes de aprofundarmos na questão de empresas data-driven, é válido a compreensão sobre de onde os dados surgem.

Antes restritos principalmente a computadores e smartphones, os dispositivos conectados agora permeiam todos os aspectos de nossas vidas corporativas e pessoais.

Por mais que a maioria dos dados sejam gerados de smartphones e da navegação nos sites e plataformas das empresas, ainda há diversas outras possíveis origens desses dados, que hoje começam a ser gerados em carros, objetos/coisas e em diversas possibilidades de uma smart home ou de uma smart city.

Desde sensores em máquinas de produção até dispositivos de IoT (Internet das Coisas) em escritórios e lojas inteligentes, a rede de dispositivos continua a crescer exponencialmente, criando novas facilidades e funções todos os anos.

Como esses dispositivos armazenam informações sobre preferências e usabilidade de pessoas, assim como informações sobre dispositivos espalhados pelas estradas e cidades (aqui sem haver interação humana, como é o caso de automações industriais), as empresas podem colher e filtrar tais dados para a obtenção de insights sobre seu negócio.

Assim, melhoram seus produtos e serviços, e podem até mesmo criar novos produtos com base nos dados que foram coletados e estudados por seus especialistas.

Entendendo melhor o papel do M2M na aquisição de dados

O M2M é um agente que auxilia na comunicação entre dispositivos que ficam conectados a todo momento, gerando um fluxo constante de dados valiosos.

Uma empresa pode criar uma estrutura ou rede de M2M que se aproveita positivamente de dados que ficam “jogados” e esquecidos pelas empresas em boa parte do tempo.

Uma possível analogia aqui seria: as empresas podem criar estratégias que funcionam como as redes de pescadores, que ao serem lançadas em certas áreas, conseguem capturar e armazenar dados bem valiosos para a empresa que está preocupada em salvar, processar e usar em seu favor dados de diversos tipos.

O M2M desempenha um importante papel na obtenção de dados em larga escala ao permitir a comunicação direta entre dispositivos, eliminando a necessidade de intervenção humana, garantindo a precisão e a constância na coleta de dados.

Além disso, ao usar soluções e plataformas que levam em consideração as tecnologias M2M, uma empresa deixa de perder uma das fontes e origens de diversas interações e atividades de seus clientes ou de dispositivos autônomos que ela controla e possui.

Isso resulta em conjuntos de dados mais ricos e completos, proporcionando uma visão mais holística das operações da empresa, não permitindo que formem lacunas nos relatórios sobre suas vendas e preferências dos consumidores.

Demos mais detalhes sobre o que é o M2M e suas facilidades neste artigo.

Principais benefícios do uso do M2M na obtenção e leitura de dados

Ao adotar o M2M, as empresas podem colher uma série de dados de maneira automática e contínua, alimentando a base de dados e de informações de times de produto, marketing e vendas.

Para deixar isso mais claro, vamos colocar abaixo 4 dos principais benefícios do uso das tecnologias M2M para a leitura e captura de dados:

  • Análises de dados mais precisas e completas:  Com uma fonte contínua de dados precisos, as análises são mais confiáveis e abrangentes, permitindo uma compreensão mais profunda do mercado e do comportamento do cliente.
  • Identificação de tendências positivas ou de falhas: Processos que estão se tornando tendências são facilmente capturados por mecanismos que adotam inteligências artificiais (IA) em seus processos. E neste caso, o M2M é um grande aliado, uma vez que permite o funcionamento dos mais diversos tipos de plataformas e softwares de leitura de dados;
  • Ser uma empresa com uma cultura “Data-driven”: Empresas que criam uma cultura movida a dados pode antecipar eventuais problemas, ao mesmo tempo que sempre anda à frente de concorrentes e de empresas disruptivas. Isso ocorre porque os dados acabam evidenciando possíveis questões a serem melhoradas, ou oportunidades que são desperdiçadas todos os meses (principalmente para empresas que utilizam do marketing digital);
  • Maior velocidade na resposta de problemas e demandas: Empresas que não possuem processos estruturados com dados e insights fornecidos do negócio muitas vezes levam mais tempo para identificarem oportunidades no negócio. Com a ajuda de dispositivos que atendam ou tenham suporte a M2M, isso se torna mais abrangente.

O que uma empresa pode fazer com a utilização de dados?

Utilizando dados para entender o comportamento do cliente e suas preferências, uma empresa pode personalizar suas ofertas de produtos e serviços de forma mais precisa.

Isso leva a uma maior satisfação do cliente, aumentando a fidelidade e as chances de vendas repetidas.

Além disso, a segmentação de mercado com base em dados demográficos, comportamentais e geográficos permite que a empresa direcione suas campanhas de marketing de forma mais eficaz, aumentando as taxas de conversão e as receitas dos projetos da empresa.

De maneira geral, muitos negócios não aproveitam de plataformas e tecnologias que dão suporte a M2M por falta de conhecimento ou falta de conhecimento das oportunidades em questão.

Uma vez que uma empresa passa a utilizar plataformas de M2M, elas aumentam de maneira surpreendente as fontes de informações e dados que possuem.

Conclusão

À medida que as empresas continuam a competir em um mercado cada vez mais globalizado e digital, a obtenção de dados torna suas operações mais lucrativas e menos dispendiosas.

Antes, sem dados, as empresas não conseguiam entender certas falhas nos seus processos e interações com potenciais clientes. Isso agora vem mudando com a ajuda da transformação digital e da conectividade constante das pessoas.

O M2M emerge como um aliado ainda pouco explorado pelas empresas nesta busca por dados.

Ao investir em tecnologia M2M e plataformas de análise robustas, as empresas podem posicionar-se de forma mais competitiva e prosperar em um mundo onde empresas data-driven tendem a crescer e a evoluírem, enquanto as empresas que ainda sofrem nesse processo se tornam menos competitivas e mais suscetíveis a perderem seu prestígio e eficiência.

Caso você queira saber mais sobre M2M as facilidades desse universo, venha falar com nossos especialistas no assunto, que poderão tirar suas dúvidas e dar orientação para seu inicio nesse mercado.

Como o M2M ajuda as empresas que são movidas por dados (data-driven)?


[TheChamp-FB-Comments]

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.

Assinada com sucesso

Posts relacionados