Tecnologias emergentes, como dispositivos e redes da Internet das Coisas (IoT), continuam a tornar a vida diária mais fácil e conveniente para os usuários.
No entanto, estes dispositivos também colocam desafios significativos à segurança cibernética, dando a hackers e criminosos mais aberturas para acessarem dados privados e outras informações sensíveis das empresas e até pessoas físicas diversas.
Felizmente, para profissionais de segurança cibernética e empresários, devices e componentes de controle de acesso IoT oferecem uma abordagem multicamadas para melhorar a segurança cibernética.
Estamos falando de tecnologias e facilidades que ajudam seus dispositivos a não serem invadidos ou hackeados por terceiros.
Veja agora como isso funciona na prática, e como pode beneficiar sua rede e uso desses dispositivos.
O controle de acesso IoT é uma medida de segurança cibernética que gerencia e regula o acesso a dispositivos e sistemas de IoT.
Ele permite que as empresas controlem como os dispositivos e usuários agem em um ambiente IoT, como autorizar a entrada em um sistema, atribuir funções a usuários e dispositivos e limitar seu acesso a recursos específicos.
Os dispositivos e sistemas IoT possuem riscos significativos de segurança devido aos constantes desenvolvimentos tecnológicos associados a eles.
Malfeitores podem usar as oportunidades e brechas em expansão para acessar informações e dados confidenciais coletados por dispositivos IoT, comprometendo desde um dispositivo ou até uma rede inteira.
O bom uso do controle de acesso IoT pode reduzir as chances de que terceiros mal-intencionados acessem recursos críticos, por meio da implementação de múltiplas defesas e camadas de segurança em tais redes.
O controle de acesso IoT ajuda a melhorar a segurança cibernética de milhões de dispositivos interconectados de várias maneiras.
Aqui abaixo temos vários métodos que administradores e equipes de segurança podem aproveitar para proteger suas redes.
O controle de acesso pode ajudar a melhorar a segurança cibernética gerenciando o acesso de usuários e dispositivos em uma rede IoT.
Aqueles que administram tais redes e dispositivos podem usar os endereços IP exclusivos dos dispositivos para atribuir funções aos usuários e gerenciar suas permissões quando estiverem dentro da rede.
O controle de acesso baseado em funções (RBAC) limita os privilégios de acesso de usuários e dispositivos de acordo com suas funções designadas.
Os usuários “Guests” (convidados) em uma rede segura de IoT podem acessar funções e recursos limitados enquanto estiverem conectados.
Note que as equipes de segurança podem revogar privilégios de usuários e dispositivos a qualquer momento, se necessário.
Um dos princípios do controle de acesso IoT é a verificação imediata e constante da identidade do usuário e do dispositivo.
O controle de acesso IoT permite que os administradores autentiquem cada login de usuário e dispositivo em um sistema.
Dados estatísticos mostram que 90% dos ataques cibernéticos vêm de nomes de usuário e senhas comprometidos.
Além de solicitar credenciais como senhas para verificar a identidade, as equipes de segurança podem exigir que os usuários e dispositivos apresentem uma chave de segurança separada ou passem pela autenticação dupla para obter acesso a uma rede IoT.
O controle de acesso IoT funciona através da implementação de múltiplas medidas de segurança cibernética para fortalecer sistemas e redes.
Os administradores podem usar o controle de acesso para monitorar o comportamento do usuário e do dispositivo em tempo real.
Esse recurso permite que as equipes de segurança rastreiem e identifiquem atividades suspeitas de usuários e dispositivos, como tentativas de acesso não autorizados.
Eles podem comparar padrões incomuns com a “inteligência de ameaças” (ou uma IA usada na empresa para segurança) mais recente para detectar possíveis ameaças.
Esta medida proativa de segurança cibernética dá às equipes de segurança mais tempo para investigar padrões de ataque, derrubá-los à medida que acontecem e assim evitar que incidentes de segurança semelhantes aconteçam no futuro.
Leia também: Como o Machine learning melhora a IoT
Invasores procuram constantemente pequenas aberturas ou “pontos fracos” nas defesas de uma rede.
Dessa forma, atualizações regulares de firmware podem ajudar os administradores a melhorar a segurança da rede IoT, reduzindo as oportunidades de ataque de hackers e criminosos.
Os hackers farão de tudo para comprometer redes e obter acesso a sistemas e recursos críticos.
Bancos de dados cheios de informações privadas, como nomes de usuário, senhas, endereços e números de contas, são os principais alvos de malfeitores.
As equipes de segurança cibernética podem usar o controle de acesso para negar aos usuários e dispositivos o acesso a esses elementos cruciais. Gerenciar quem tem acesso a sistemas e recursos seguros ajuda a melhorar a segurança em qualquer rede IoT.
Os administradores de sistema e as equipes de segurança podem implementar o controle de acesso IoT de várias maneiras.
Um método de controle de acesso IoT muito interessante é a segmentação de rede. Este procedimento defensivo envolve a criação de sub-redes para cada novo dispositivo ou usuário que entra em uma rede.
Administradores e equipes de segurança que adotam uma mentalidade de confiança zero podem usar a segmentação de rede para limitar o movimento lateral de malfeitores e malware e evitar que seções comprometidas afetem toda a rede.
O controle de acesso IoT antecipa ações prejudiciais e cria camadas de segurança para proteger ainda mais recursos críticos, como dados do usuário e outras informações privadas.
As equipes de segurança podem usar criptografia de dados para tornar mais difícil para os hackers obterem valor das informações obtidas/roubadas.
A criptografia ajuda a manter a confidencialidade e integridade dos dados, tornando os recursos inúteis, a menos que haja uma chave de criptografia.
As violações de dados custam caro para qualquer organização. Medidas de controle de acesso à IoT, como criptografia de dados, podem minimizar danos e evitar que informações confidenciais caiam em mãos erradas.
Manter as redes seguras e as informações dos usuários protegidas contra malfeitores é parte do trabalho diário das equipes de segurança cibernética e dos administradores de sistemas.
Por isso, investir no controle de acesso aprimorado dos dispositivos e redes IoT pode ajudá-los a proteger as redes e evitar a ocorrência de incidentes de segurança.
Caso você tenha dúvidas sobre como funciona o mundo das tecnologias de IoT e como usar tudo isso em seu negócio, recomendamos que fale com um de nossos especialistas no assunto, que podem auxiliar você e sua empresa em seu próximo projeto tecnológico.
Artigo original IoT for All em inglês
Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre o universo de M2M e IoT.
Assinada com sucesso
Copyright © M2M Lyra. - All rights reserved. - Política de Privacidade.